Campeã pelo Palmeiras, dupla busca retomar protagonismo por Atlético e Cruzeiro
Gustavo Scarpa e Gabriel Veron, antigos companheiros de Palmeiras, chegam como apostas de Atlético e Cruzeiro

A temporada de 2024 colocará frente a frente em Minas Gerais dois antigos companheiros de Palmeiras. O atacante Gabriel Veron, de 21 anos, e o meia Gustavo Scarpa, de 29, serão rivais vestindo as camisas de Cruzeiro e Atlético, respectivamente.
Gabriel Veron e Gustavo Scarpa aturam juntos no Palmeiras entre 2019 e 2022. Nesse período, venceram o Campeonato Brasileiro de 2022, o bicampeonato da Copa Libertadores, em 2020 e 2021, o bicampeonato paulista, em 2020 e 2022, a Copa do Brasil de 2020, e a Recopa Sul-Americana, em 2022.
A dupla foi anunciada pelos arquirrivais no mesmo dia, nessa quarta-feira (27), e chega aos clubes com missões parecidas. Gabriel Veron e Gustavo Scarpa não tiveram boa performance na Europa e retornam ao Brasil com o objetivo de recuperar prestígio e o bom futebol.
Gabriel Veron
Veron estava no Porto-POR e chega por empréstimo de um ano ao Cruzeiro. Na equipe portuguesa, o atacante fez 26 jogos na temporada 2022/23. No período, ele marcou um gol e deu quatro assistências. Veron ainda acumula passagens pela Seleção Brasileira nas categorias de base.
Contratado pelo Nottingham Forest-ING no fim de 2022, após ter sido eleito o "Craque do Brasileirão", Gustavo Scarpa não rendeu o esperado no clube inglês e acabou emprestado ao Olympiacos, da Grécia. Os dois clubes têm como dono o bilionário grego Evangelos Marinakis. Pelo clube inglês o meia fez 10 partidas e deu uma assistência. No Olympiacos foram 11 jogos realizados, sem gols ou assistência.
“Estou muito feliz com a oportunidade de atuar em um dos maiores clubes do Brasil. Meu retorno não poderia ser diferente, optando por um projeto sério e de muita credibilidade como o do Cruzeiro”, disse Veron, em postagem em suas redes sociais, logo após o anúncio oficial do Cruzeiro.
Técnico de Gabriel Veron no Porto-POR, Sérgio Conceição deu detalhes do que levou o Porto a emprestar o jogador ao futebol brasileiro.
"É um jogador de qualidade, como a gente sabe. Agora, não fez, nesses 26 jogos, um jogo completo, porque esteve sistematicamente lesionado. Nós temos médicos, preparadores físicos, fisiologistas que trabalham muito bem aquilo que é da recuperação dos jogadores. Depois, cabe aos jogadores”, disse Sérgio Conceição, em entrevista coletiva, em Portugal.
Sérgio Conceição destacou também sobre o comprometimento dos atletas de sua equipe, e citou a importância dos cuidados além daqueles recebidos no clube.
“Controlamos os jogadores duas, três horas. Há todos esse treino invisível que o jogador tem que se preparar. Há jogadores que tem essa propensão de ter mais lesões. Tem que se tratar mais, tem que ser ainda mais profissionais. Imagina, nossa concentração é às 9h15. Às 7h50 tem jogadores a chegarem aqui, para o treino que começa às 10h30", disse.
“Isso é muito importante na vida, porque cada vez mais o futebol está mais rápido, mais intenso, há mais jogos por temporada. O jogador tem que perceber que depende do seu corpo”, completou.
Gustavo Scarpa
Eleito o craque do Brasileirão em 2022, quando defendia o Palmeiras, Gustavo Scarpa retorna ao Brasil com status de ‘presente de Natal’ para os torcedores do Atlético. O vínculo será de quatro anos. Para ter Scarpa, os mineiros precisaram desembolsar cerca de 5 milhões de euros (R$ 26,5 milhões na cotação atual).
Ao longo de 2023, uma das principais carências do elenco atleticano foi, justamente, um jogador com as características de Gustavo Scarpa. Meia de origem, ele chega ao Galo para ser titular da equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, com quem trabalhou no Palmeiras.
Scarpa mandou mensagem para a torcida do Galo e agradeceu o carinho recebido nas redes sociais nos últimos dias. As contas do jogador foram invadidas pelos atleticanos recentemente.
“E aí massa atleticana, firmeza? Estou aqui para dizer que será uma honra vestir a camisa do Galo. Estou muito feliz com essa oportunidade e espero encontrá-los em breve. Muito obrigado pelo carinho e apoio demonstrado nas redes sociais. É isso aí, estou chegando. É nois (sic)!”, disse.
A Itatiaia apurou que ele deverá desembarcar em Belo Horizonte na próxima sexta-feira (29).
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).




