Reforço do Atlético, Maycon comparou o técnico Jorge Sampaoli a Roberto De Zerbi, do Olympique de Marseille, durante sua apresentação oficial no clube na tarde desta segunda-feira (19). O volante trabalhou com o treinador italiano no Shakhtar Donetsk.
“Eu acho que a melhor forma que eu tive durante a minha carreira foi com De Zerbi. Acho que eu tive grandes atuações e ele elevou muito meu nível de jogo e uma dos motivos de eu vir pro Atlético é exatamente o Sampaoli”, iniciou Maycon.
“Ele tem um estilo de jogo muito próximo a isso (ao de De Zerbi). Tem suas peculiaridades, é claro, mas eu acho que é um estilo muito próximo e eu sei que pode me ajudar bastante a chegar ao nível que eu já atuei”, continuou.
Roberto De Zerbi iniciou a carreira de treinador em 2013 e rapidamente passou a chamar atenção pelo estilo de jogo que propõe. O italiano é conhecido por defender um futebol ofensivo, baseado na posse de bola, na construção desde a defesa e em forte organização tática, mesmo assumindo riscos.
Ele ganhou notoriedade principalmente no Sassuolo, onde consolidou sua reputação na Serie A italiana, e depois no Shakhtar Donetsk, com quem conquistou a Supercopa da Ucrânia, junto de Maycon.
O maior reconhecimento internacional do treinador veio no Brighton, da Inglaterra, onde levou o clube ao melhor desempenho de sua história na
Em 2024, ele assumiu o Olympique de Marseille, reforçando seu status como um dos treinadores mais respeitados e interessantes do futebol europeu contemporâneo.
Estreia de Maycon
Maycon estreou com a camisa do Atlético no
Logo aos sete minutos de jogo, ele teve a chance de finalizar após uma boa jogada de Bernard, mas furou. Ele ainda deu um passe decisivo e acertou 85% dos passes que tentou, de acordo com a plataforma especializada em estatística Sofascore.
O camisa 8 foi o primeiro substituto da partida pelo lado do Atlético. Aos 21 minutos do segundo tempo, Maycon deixou o jogo para a entrada de Alan Franco.
“Acho que foi um primeiro jogo, foi um primeiro momento, acho que ainda estamos em fase de adaptação, eu principalmente, né, principalmente com o gramado, que é um gramado que que eu não estou habituado a jogar, mas é uma adaptação rápida”, comentou Maycon.
O volante, no entanto, vê a necessidade de entrosamento da parte dele com o restante do grupo.
“Falta o entrosamento, que é óbvio que também é importante para esse estilo de jogo. E isso ainda temos, com tempo, tentar encurtar o máximo para que a gente se entrose o mais rápido possível com todo o elenco. Mas eu fico muito confortável de jogar dessa maneira e eu espero, se Deus quiser, fazer uma grande temporada aqui no Atlético”, concluiu.