Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ídolo do Atlético, Dátolo aponta ‘fator importante’ para Domínguez dar certo no clube

Treinador tem acerto encaminhado com o Alvinegro e deve se despedir do Estudiantes nesta sexta-feira (20)

Eduardo Domínguez durante treinamento do Estudiantes-ARG

Ídolo do Atlético, Dátolo concedeu entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (20) e abordou detalhes sobre a iminente chegada de Eduardo Domínguez ao Galo.

O treinador tem acerto encaminhado com o Alvinegro e deve se despedir do atual clube, o Estudiantes-ARG, logo mais, às 17h45 (de Brasília), em duelo com o Sarmiento, no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, pelo Campeonato Argentino.

Segundo Dátolo, Domínguez deve se adaptar “muito rápido” ao clube por saber falar português. O ex-meia do Galo ressaltou a importância disto para o trabalho do compatriota.

“Eu acho que ele pode se adaptar muito rápido, até porque ele já sabe falar português, e não é pouca coisa. Para se comunicar com os caras ali, precisa de um treinador que saiba português”, afirmou Dátolo.

Dátolo, ex-Atlético, em entrevista ao Galocast, da GaloTV

Adiante, o ex-jogador destacou que o treinador tem facilidade em lidar com elencos e, taticamente, pode realizar variações táticas na equipe.

“Depois, a experiência dele no futebol argentino, ele foi muito bem. Ele sabe comandar o grupo, que, para mim, é o mais importante. Isso é um fator muito importante. Depois, taticamente, todo mundo sabe que ele pode jogar em um 4-3-3 ou com três zagueiros atrás. Ele vai mudando a tática”, avaliou o treinador.

Leia também

Dátolo pelo Atlético

Jesús Dátolo defendeu o Atlético por quase três temporadas e soma 121 partidas pelo clube. Ao todo, o argentino anotou 18 gols e distribuiu 15 assistências.

Com a camisa do Galo, o meia conquistou uma Recopa Sul-Americana (2014), uma Copa do Brasil (2014) e um Campeonato Mineiro (2015).

Mais sobre o novo técnico do Atlético

Domínguez iniciou a carreira de treinador no comando do Huracán-ARG. Entre 2016 e 2017 dirigiu o Colón e, posteriormente, comandou o Nacional-URU entre 2019 e 2020.

O ponto de virada na carreira veio em 2021, no retorno ao Colón. Ele protagonizou o chamado “Milagre de Colón” ao conduzir o clube de Santa Fe ao primeiro título nacional em 116 anos de história, superando adversários tradicionais e conquistando a Copa da Liga Argentina. A façanha elevou seu status no cenário sul-americano.

Após breve passagem pelo Independiente, assumiu o Estudiantes e iniciou um ciclo de conquistas entre 2023 e 2026. No clube de La Plata, levantou a Copa Argentina (2023), a Copa da Liga (2024) e o Clausura (2025), recolocando a equipe entre as protagonistas do país. Em âmbito continental, chegou às quartas de final da Libertadores de 2025, sendo eliminado apenas nos pênaltis pelo Flamengo.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...