O
Luiz Carlos de Azevedo, gerente-geral das categorias de base do Atlético, revelou que enxergou lacunas na categoria “júnior” quando chegou ao Alvinegro,
Diante disso, o clube realizou uma grande reformulação no grupo de jogadores e promoveu a saída de 22 atletas do time sub-20. Com isso, o Atlético desonerou a folha salarial e passou a economizar mais de R$ 600 mil por ano.
Vale destacar que o clube manteve um percentual sobre o passe de alguns atletas, com o objetivo de ter retorno financeiro no futuro.
Assim, o Alvinegro mudou o perfil de contratações, passou a investir em jogadores com maior vigor físico e buscou jogadores dos mercados sul-americano, europeu e africano.
Atlético mira ‘número ideal’ de atletas da base integrados ao elenco profissional Atlético: lesão adia ida de herói de título brasileiro para equipe profissional
Contratações para o time sub-20
Adiante, Luiz Carlos expôs que o Atlético contratou 15 atletas para o time sub-20. Dentre os destaques estão o lateral-direito Luís Gustavo, ex-Sporting-POR; o lateral-esquerdo Alexis Vargas, ex-Olímpia-PAR; e o meia guineense Mamady Cissé.
A ideia era reforçar a equipe com nomes ainda jovens e que poderiam se desenvolver na categoria de base alvinegra.
Veja a lista completa de contratações para a categoria sub-20 do Atlético:
- Luís Gustavo - lateral-direito
- Lucas Santana - zagueiro
- Cristian - zagueiro
- Pedro Lemos - zagueiro
- Samuel Barros - zagueiro
- Alexis Vargas - lateral-esquerdo
- Igor Toledo - volante
- Tauan - volante
- Natã - meia
- Mamady Cissé - meia
- Murillo - ponta-direito
- Ryan - ponta-esquerdo
- Andrey - atacante
- João Vitor - atacante
- Fabrício - atacante
Jogadores contratados pelo Atlético para a categoria sub-20
Pilares de formação do Atlético
Durante o evento, Luiz Carlos revelou que o Galo trabalha com quatro pilares principais para a formação de atletas, são eles:
- Captação
- Desenvolvimento
- Transição
- Retorno técnico e financeiro
O dirigente também apontou propósitos do clube na formação de jogadores. Dentre os cinco pontos mencionados, destacam-se: composição da equipe profissional e atuação na equipe profissional.
Ano do Atlético na categoria sub-20
O Atlético vive ano ruim com o sub-20. No Campeonato Brasileiro da categoria,
Agora, as esperanças do Alvinegro estão na Copa do Brasil Sub-20. Após superar Real Brasília, nas oitavas de final, e Flamengo, nas oitavas, o Galinho enfrenta o Sport nas quartas de final.
No jogo da ida, as equipes empataram por 1 a 1, no Sesc Venda Nova, na última quarta-feira (12). Mineiros e pernambucanos se enfrentam em jogo de volta nesta terça-feira (18), às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife. Caso o placar agregado do confronto siga empatado, o classificado será definido em cobranças de pênaltis.