Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético se posiciona sobre ação judicial que envolveu Galo da Madrugada

Clube perdeu pedido de anulação da marca na Justiça

“Galo da Madrugada”, tradicional bloco de carnaval pernambucano, recebeu ação judicial do Atlético

O Atlético se pronunciou, na tarde desta quarta-feira (14), sobre a ação judicial para anular o registro da marca “Galo Folia”. A Justiça Federal rejeitou um pedido feito pelo clube para proibir o tradicional bloco de carnaval do Recife de usar o termo.

O clube alegou que a ação judicial em questão tem como objetivo anular o registro da marca “Galo Folia” apenas em atividades que englobam o segmento esportivo, no qual possui vários registros prévios.

A sentença publicada pela juíza Quézia Silvia Reis, da 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro, diz que o fato do Atlético adotar o “Galo” como mascote não lhe confere exclusividade sobre a figura ou a palavra, que se trata de elemento genérico e de domínio público.

Leia também

Veja a nota do Atlético na íntegra

O Atlético esclarece que a Ação Judicial em questão visa apenas anular o registro da marca “Galo Folia” em atividades que englobam o segmento esportivo, no qual possui diversos registros prévios da marca ‘Galo’.

O Clube respeita e reconhece a relevância das manifestações culturais e populares ligadas ao Carnaval, festa que faz parte da identidade e da alegria do povo brasileiro, bem como a tradição do Bloco Galo da Madrugada.

O Atlético possui mais de 300 registros da marca “Galo” e suas variantes junto ao INPI, sendo o clube brasileiro com o maior número de registro de marcas no País. O trabalho de proteção marcária é realizado permanentemente pelo Clube, que permanece atento sempre que um novo registro interfira em seu segmento de atuação.

Assim, o Atlético reafirma seu compromisso com a cultura, o diálogo institucional e a proteção responsável de suas marcas, em especial na esfera esportiva.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...