Técnico do Atlético, Jorge Sampaoli buscará o sétimo título da carreira neste fim de semana. De volta a uma final depois de dois anos, o argentino comandará o Galo diante do Lanús-ARG neste sábado (22), às 17h (de Brasília), pela decisão da Copa Sul-Americana. O confronto será disputado no Defensores del Chaco, em Assunção.
Sampaoli venceu o primeiro título como profissional em 2011, quando treinava a Universidad de Chile-CHI. O time comandado por Eduardo Vargas e Charles Aránguiz fez história ao conquistar tanto o Torneo Apertura quanto o Torneo Clausura. Ambos são considerados títulos do Campeonato Chileno.
No ano seguinte, o argentino foi campeão da Copa Sul-Americana, com show de Vargas na decisão e goleada por 4 a 0 diante da LDU-EQU. Ainda em 2012, ele voltou a vencer o Campeonato Chileno, mas dessa vez, faturou o Torneio Apertura.
O tempo passou, e Sampaoli assumiu o comando da Seleção Chilena. A ‘Roja’ marcou época internacionalmente com Aléxis Sánchez e Arturo Vidal. Em 2015, o Chile foi anfitrião da Copa América e fez jus ao poder como mandante, vencendo a Argentina de Messi em final decidida nos pênaltis.
Já em 2020, Sampaoli assumiu o Atlético e conquistou o primeiro e último título em solo brasileiro. O argentino foi campeão do Campeonato Mineiro diante do América. Naquele ano, ele quase faturou o Brasileirão, tendo ficado na liderança por algumas rodadas, mas perdendo fôlego na reta final da competição.
Títulos da carreira de Jorge Sampaoli
- Campeonato Chileno, em 2011: campeão com a Universidad de Chile-CHI
- Campeonato Chileno, em 2011: campeão com a Universidad de Chile-CHI
- Sul-Americana, em 2012: campeão com a Universidad de Chile-CHI
- Campeonato Chileno, em 2012: campeão com a Universidad de Chile-CHI
- Copa América, em 2015: campeão com o Chile
- Campeonato Mineiro, em 2020: campeão com o Atlético