Belo Horizonte
Itatiaia

Clube da Série B encaminha contratação de ídolo do Cruzeiro como treinador

Athletic disputará a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro nesta temporada

Por e 
Alex de Souza
Alex de Souza, à época como treinador do Operário-PR • André Jonsson/Operário

O Athletic encaminhou a contratação de Alex de Souza, ídolo de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, como novo treinador. O ex-meia assumirá o comando do Esquadrão de Aço após a saída do portuguê Rui Duarte, que foi demitido após o rebaixamento ao Módulo II do Campeonato Mineiro.

Antes de aceitar a proposta do clube de São João del-Rei, Alex treinou o Operário, do Paraná. Foram quatro jogos em 2026, com três derrotas e nenhuma vitória. Em compensação, em 2025, ajudou o Fantasma a evitar a queda para a Série C.

Ele pegou o time 15º colocado com 14 pontos e terminou a competição com 48 pontos, na 12ª colocação. Em alguns momentos, chegou a brigar na parte de cima da tabela. Foram 26 jogos, oito vitórias, 10 empates e oito derrotas.

Ele terá a missão de conduzir o Esquadrão de Aço na Série B do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Essa será a segunda temporada do Athletic na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

A informação foi inicialmente publicada pelo jornalista Lucas Rossafa e confirmada pela Itatiaia.

Alex como treinador

Após se aposentar como jogador em 2014, Alex buscou se qualificar para seguir no futebol, mas como treinador. Primeiro, ele trabalhou na categoria de base do São Paulo, entre os anos de 2021 e 2022.

Na sequência, em 2023, ganhou a primeira oportunidade de treinar uma equipe profissional, no Avaí. Entre 2024/25 ele foi contratado pelo Antalyaspor, da Turquia. Contudo, não conseguiu ter sequência.

No final da última temporada, assumiu o comando do Operário.

Alex pelo Cruzeiro

Números de Alex pelo Cruzeiro (2001-04):

  • 121 jogos
  • 64 gols
  • 61 assistências
  • 4 títulos: Mineiro (2x), Brasileirão e Copa do Brasil
Por

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.