Ouvindo...

Novo camisa 10 do América, Ortíz destaca sentimento em defender o clube e projeta parceria

Argentino, de 32 anos, chega ao Coelho com contrato válido até o fim de 2026

Titi Ortíz (à esq.) ao lado de Fred Cascardo, diretor de futebol do América (à dir.)

O América apresentou, nesta quarta-feira (30), no CT Lanna Drumond, o meia-atacante Titi Ortíz, ex- Sport. O argentino, de 32 anos, chega ao Coelho com contrato válido até o fim de 2026.

Para acertar com o atleta, o clube mineiro superou a concorrência do Remo, que também tentava contratá-lo.

Novo camisa 10 do América, o meia destacou a “felicidade” em defender o Coelho e exaltou o clube.

“Eu acredito que qualquer jogador que começa a jogar futebol sonha em vestir a camisa 10. Ainda mais em clube tão grande como este, onde passaram tantos jogadores bons. Para mim, não é uma pressão, e sim uma felicidade. Creio que vou representar com muito respeito”, disse Titi Ortíz.

Por coincidência, o último jogador a atuar com o número pelo Coelho foi Martín Benítez, amigo de Ortíz. Inclusive, o argentino recomendou que Titi considerasse a oferta do Coelho.

Parceria com Elizari e o que pode agregar ao América

Adiante, Titi comentou sobre a parceria que fará com o conterrâneo Fernando Elizari e o que pode agregar ao América.

“Eu conheço pouco o Elizari, conheço mais o Facundo (Labandeira). Elizari é um jogador de características similares às minhas, nos poucos treinamentos que fizemos, nos demos bem”, iniciou.

“O que posso agregar ao clube é ajudar os jovens que estão aqui. Eles têm muito potencial e precisam amadurecer. Os mais velhos (do elenco) que vão ajudá-los a amadurecer e se tornar melhores jogadores e melhores pessoas”, afirmou o argentino de 32 anos.

Estreou antes de ser apresentado

Titi Ortíz estreou pelo Coelho antes mesmo de ser apresentado. O meia-atacante foi acionado aos 25 minutos do segundo tempo da partida contra o Athletico-PR, no último domingo (27), pela Série B, na vaga de Guilherme Nogueira.

O jogador deixou o gramado após sentir câimbras e não preocupa o departamento médico para a próxima partida.

Destaque na Série B em 2024

Ortíz foi um dos destaques da campanha de acesso do Sport para a Série A em 2024. Em 30 jogos disputados na Segunda Divisão na última temporada, Titi marcou quatro gols e concedeu quatro assistências.

Em 2025, o atacante participou de 13 partidas disputadas pela equipe rubro-negra na temporada. O argentino não marcou nenhum gol, nem concedeu assistências.

Carreira

Christian Ortíz foi revelado pelo Huracán, da Argentina. Posteriormente, Titi passou pelo Racing, do Uruguai, Independiente, da Argentina e Universidad San Martín, do Peru, até assinar com o Sporting Cristal, do Peru.

Pelo clube peruano, o argentino teve passagem de destaque. Em 82 jogos disputados pela equipe, Ortíz anotou 19 gols e concedeu 17 assistências.

Em 2020, Titi assinou com o Independiente del Valle, do Equador. Adiante, atuou por Tijuana, do México, Charlotte, dos Estados Unidos, Defensa y Justicia, da Argentina e Barcelona, do Equador. Na temporada 2024 chegou ao Sport, clube pelo qual disputou 56 partidas.

Movimentações do América no mercado da bola

A contratação de Ortíz é mais uma oportunidade de mercado encontrada pelo Coelho. Titi chega ao clube a custo zero após rescindir com o Sport. Héber, Facundo Labandeira, e Dalbert, recém-contratados pelo América, também chegaram sem custos aos cofres do clube mineiro.

América na Série B

O América vive momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe a 15ª colocação do torneio, com 21 pontos - um a mais que o Paysandu, primeiro time na zona de rebaixamento para a Série C, na 17ª posição.

O Coelho volta a campo no sábado, dia 2 de agosto, às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto-SP, pela 20ª rodada da Segunda Divisão. O jogo será realizado no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.