Ouvindo...

Após se alinhar com novo diretor, América acelera busca por técnico

Coelho ‘reformula’ departamento de futebol em meio a momento ruim na Série B

Após se alinhar com novo diretor, América acelera busca por técnico

Após encaminhar a contratação de Paulo Assis para comandar o departamento de futebol, o América acelera a busca por um treinador para a vaga de Enderson Moreira. O Coelho vive uma “reformulação” no futebol após a saída do técnico e do diretor de futebol Fred Cascardo, demitido nessa segunda-feira (4).

A Itatiaia apurou, nesta terça-feira (5), que o treinador Rodrigo Santana, ex- Atlético e Athletic, recebeu contato da cúpula americana e pode ser o novo comandante alviverde.

Até o acerto com um novo treinador, Diogo Giacomini, auxiliar técnico permanente do América, comandará a equipe interinamente. Vale destacar que o clube não tem um período determinado para anunciar um novo comandante.

Carreira de Rodrigo Santana

Rodrigo Santana acumula passagens por São Carlos-SP, Uberaba, Juventus-SP, URT, Atlético, Coritiba, Avaí, Confiança Athletic, ABC e Remo, no futebol brasileiro. Já no futebol internacional, Rodrigo comandou o Vaca Díez, da Bolívia, e o RANS Nusantara, da Indonésia.

O treinador conquistou o Campeonato Paraense de 2025 pelo Remo.

América encaminha contratação de Paulo Assis

O América está próximo de oficializar a chegada de um novo executivo para comandar o departamento de futebol. Conforme apuração da Itatiaia, o nome mais cotado é o de Paulo Assis, atual CEO da SAF do Londrina e ex-dirigente do Cruzeiro.

O dirigente é visto como um nome técnico e experiente, com passagens por diferentes áreas da gestão esportiva. Ele ocupou o cargo de diretor de administração e finanças do América em dezembro de 2014 e, posteriormente, foi promovido à superintendência geral, função que exerceu até julho de 2020.

América na Série B

Nesta terça-feira, o Coelho iniciou a preparação para a partida com o Remo, pela Série B do Brasileirão. As equipes se enfrentam no sábado (9), às 16h (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Atualmente, o Coelho ocupa a 16ª posição do campeonato, com 21 pontos.

UFMG aponta risco de rebaixamento à Série C

Com o fim da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou as probabilidades de queda à Série C. O risco de rebaixamento do América é grande.

Atualmente, o Coelho soma 51,6% de chances de cair para a Terceira Divisão, sendo a terceira equipe com maior probabilidade.

À frente do clube mineiro estão Amazonas, lanterna da Série B, e o Botafogo-SP, 18º colocado da competição. As equipes somam 55,3% e 53,2% de risco de queda, respectivamente.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Repórter do ‘Seu nome, seu bairro’ na Itatiaia.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports