Ouvindo...

América se aproxima de acerto com ex-Cruzeiro como novo executivo de futebol

Profissional também já passou pelo Coelho e deve ser anunciado em breve após a saída de Fred Cascardo do cargo de diretor de futebol

Uniforme do América para a temporada 2025

O América está próximo de oficializar a chegada de um novo executivo para comandar o departamento de futebol. Conforme apuração da Itatiaia, o nome mais cotado é o de Paulo Assis, atual CEO da SAF do Londrina e ex-dirigente do Cruzeiro.

A negociação avançou rapidamente nos bastidores do Coelho após a saída de Fred Cascardo, que deixou o clube nessa segunda-feira (4), um dia após a demissão do técnico Enderson Moreira.

O momento de reestruturação interna abriu caminho para um possível retorno de Paulo Assis ao América, onde iniciou sua trajetória no futebol.

Experiência em Minas Gerais

O dirigente é visto como um nome técnico e experiente, com passagens por diferentes áreas da gestão esportiva. Ele ocupou o cargo de diretor de administração e finanças do América em dezembro de 2014 e, posteriormente, foi promovido à superintendência geral, função que exerceu até julho de 2020.

Logo depois, assumiu o desafio de integrar a cúpula do Cruzeiro, inicialmente como COO (Chief Operations Officer).

Em abril de 2021, Paulo Assis se tornou CEO do clube celeste e foi o responsável por liderar o processo que culminou na transformação do Cruzeiro em SAF. Durante o período, comandou a contratação da consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, especializada em reestruturação financeira.

Do Cruzeiro para o Londrina

Após deixar o Cruzeiro, o executivo assumiu o cargo de CEO da SAF do Londrina, onde permanece atualmente. A possível volta ao América, agora com ainda mais bagagem no mercado da bola, é vista com bons olhos pela diretoria alviverde.

O Coelho ainda não confirmou oficialmente o acerto, mas a expectativa é de que a definição aconteça nos próximos dias.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.