Ouvindo...

América demite diretor de futebol Fred Cascardo; saiba detalhes

Reunião nesta segunda-feira (4) selou demissão do profissional

Fred Cascardo, diretor de futebol do América, deve ser demitido nesta semana

Matéria atualizada às 11h53 (de Brasília) de 4 de agosto

Os bastidores do América seguem agitados. Após a demissão do técnico Enderson Moreira, nesse domingo (3), a cúpula do clube encaminhou a saída de Fred Cascardo, diretor de futebol do Coelho.

A decisão foi adiantada pela Itatiaia e oficializada pelo Alviverde nesta segunda (4). “O América agradece ao profissional e deseja sucesso na sequência da carreira”, disse o América, em nota oficial.

Fred Cascardo estava à frente do futebol do Coelho desde fevereiro de 2022.

América avalia substituto

A Itatiaia apurou que para o substituir Fred Cascardo na diretoria de futebol, a cúpula do América estuda a contratação do ídolo Euller. Revelado pelo clube nos anos 1990, o “Filho do Vento” defendeu a equipe em 86 jogos oficiais, e marcou 49 gols.

Com a camisa americana, o ex-jogador conquistou o Campeonato Mineiro de 1993 e o Campeonato Brasileiro Série C de 2009.

Leia nota do América na íntegra

“O América Futebol Clube comunica a saída do Diretor de Futebol Fred Cascardo.

O profissional chegou ao Coelhão em 2019, liderando a reformulação das categorias de base. Em 2022, assumiu a Direção de Futebol Profissional, quando o Clube disputou a Copa Libertadores e no ano seguinte a Copa Sul-Americana.

O América agradece ao profissional e deseja sucesso na sequência da carreira”.

América iguala pior marca do clube no atual formato da Série B

O América igualou, neste sábado (2), a pior marca do clube no formato de pontos corridos da Série B do Brasileiro. Com a derrota por 2 a 1 para o Botafogo-SP, neste sábado (2), o Coelho chegou a seis jogos sem vencer na competição.

O tabu é semelhante ao do América na Série B de 2019. Na ocasião, o time mineiro perdeu quatro jogos e empatou outros dois na sequência sem triunfos.

Desta vez, o Coelho soma cinco derrotas e um empate.

Vale destacar que o levantamento abrange somente as edições no atual formato de pontos corridos e 20 equipes no campeonato.

Maiores sequências sem vitórias do América na Série B

  • 2025 - 6 jogos (5 derrotas e 1 empate)
  • 2024 - 5 jogos
  • 2020 - 4 jogos
  • 2019 - 6 jogos (4 derrotas e 2 empates)
  • 2017 - 3 jogos
  • 2015 - 5 jogos
  • 2014 - 5 jogos
  • 2013 - 5 jogos
  • 2012 - 5 jogos
  • 2010 - 2 jogos

*O levantamento abrange somente edições no atual formato de pontos corridos e 20 equipes

Pior desempenho geral

A pior sequência geral do Coelho na Segunda Divisão foi na edição de 2003. Naquele campeonato, o América ficou oito jogos sem vencer - com duas derrotas e seis empates.

O clube mineiro terminou o torneio na 22ª colocação. Ao todo, 24 equipes disputaram a Série B de 2003. Gama-DF e União São João-SP foram os rebaixados.

América demite Enderson Moreira

Nesse domingo (3), América comunicou a demissão do técnico Enderson Moreira. O profissional chegou ao Coelho em junho, após a demissão de Willian Batista, também por maus resultados. O agora ex-técnico do América comandou a equipe em somente dez jogos, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas — 26,6% de aproveitamento.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.