América atrasa salários e benefícios de funcionários: 'Só Deus sabe como estamos levando'
Além do momento delicado dentro de campo, Coelho atravessa uma grave crise financeira

O América atravessa um dos momentos mais delicados de sua história. Além da crise esportiva, o clube convive com atrasos salariais que afetam atletas e funcionários.
A Itatiaia apurou que os jogadores do Coelho caminham para o terceiro mês sem receber. Funcionários, membros da comissão técnica e profissionais do departamento de futebol, por sua vez, estão há um mês sem receber.
A situação também se estende a outros direitos trabalhistas. Ainda de acordo com a apuração da Itatiaia, vários colaboradores não têm recebido sequer auxílio-transporte e vale-alimentação. Por esse motivo, muitos não têm conseguido comparecer ao trabalho.
Uma fonte ligada ao clube lamentou a situação e desabafou: "olhar para quem recebe 1600 reais, sem poder fazer nada, da vergonha".
América tenta soluções
O América apresentou, nesta quinta-feira (17), à Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), o Plano Coletivo de Pagamento. Segundo o clube, o objetivo da proposta é planejar o pagamento de débitos com intermediários, clubes e jogadores.
Ainda de acordo com o Coelho, a medida faz parte das tentativas de reestruturação financeira da instituição para sanar as dívidas.
Como tentativa de amenizar a crise financeira, o América também mantém negociações para a venda da SAF a um fundo árabe. Conforme noticiado pela Itatiaia há algumas semanas, a oferta pela aquisição da SAF americana pode chegar a R$ 1,03 bilhão.
Situação em campo
O Coelho ocupa a vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro e está próximo do rebaixamento à terceira divisão na próxima temporada. Em 28 jogos, o Alviverde soma 17 pontos, com quatro vitórias, cinco empates e 19 derrotas.
O América volta a campo nesta quinta-feira (18), às 19h30 (de Brasília), contra o Vila Nova-GO, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).
Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Desde janeiro de 2024 faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.




