O
O Tricolor não consegue ganhar um jogo longe da Arena do Grêmio há mais de um mês. O último êxito foi o GreNal de 21 de setembro, vencido por 3 a 2 em pleno Beira-Rio.
O retrospecto é ainda pior fora de Porto Alegre. A última vitória do Grêmio como visitante, sem ser na capital gaúcha, aconteceu em 17 de outubro, quando bateu o Atlético por 3 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Depois do duelo com os mineiros, o Grêmio empatou com o Flamengo por 1 a 1. Em seguida, veio a vitória sobre o Inter. Na sequência repetiu o 1 a 1, mas contra o Santos. Por fim, o Tricolor foi derrotado pelo RB Bragantino por 1 a 0 e goleado pelo Bahia pelo placar de 4 a 0.
Como mandante, a equipe do técnico Mano Menezes tem três vitórias consecutivas e quatro jogos invicto — 1 a 1 com o Botafogo, 3 a 1 sobre o Vitória, 2 a 0 no São Paulo e um novo 3 a 1, desta vez diante do Juventude.
Na 11ª colocação com 39 pontos, o Grêmio tem oito pontos a menos que o Botafogo, primeiro clube dentro do G6. A distância pode encurtar a partir da abertura de novas vagas, a depender dos campeões da Copa Libertadores (Flamengo e Palmeiras estão na disputa) e da Copa do Brasil (Corinthians, Cruzeiro, Vasco e Fluminense estão vivos).
Restam oito rodadas para o Grêmio na Série A, quatro em casa e quatro fora. Apenas vitórias como mandante dificilmente vão garantir um lugar ao Tricolor gaúcho na competição continental do ano que vem.