O técnico Mozart Santos revelou quantos reforços o
"É um número subjetivo, mas que acredito que girará em torno de seis a oito atletas, talvez pouco menos ou pouco mais. A princípio, a necessidade de contratação vai girar em torno deste número”, afirmou.
Mozart também apontou a importância de já contar com uma base de time para a próxima temporada.
“Eu acredito que temos uma espinha dorsal sólida, então não parte do zero. A gente já sai na frente em relação a 2025", completou.
O Coritiba tenta manter peças importantes da campanha que terminou em
A continuidade de jogadores essenciais neste ano é importante também pelo fato de o Brasileirão começar mais cedo em 2026. A competição nacional vai começar no fim de janeiro, em meio aos estaduais.
“Com certeza, nós teremos que ser mais cirúrgicos na contratação pelo fato do Brasileiro começar em 28 de janeiro. Normalmente começava em abril, tinha todo um laboratório que poderia, inclusive, cometer alguns erros durante o estadual. E agora não tem mais esse tempo. Vamos ter que ser mais criteriosos em termos de contratação”, disse Mozart.
CEO do Coritiba mira bater de frente com Flamengo e Palmeiras no Couto Pereira Zagueiro campeão da Série B pelo Coritiba se declara para a torcida do Vasco
Relembre temporada de altos e baixos do Coritiba em 2025
No fim de fevereiro, o Coxa foi eliminado para o Ceilândia-DF na primeira fase da Copa do Brasil. As equipes empataram em 2 a 2 no tempo normal e, nos pênaltis, os paranaenses saíram derrotados por 4 a 2.
Nem um mês depois, o Coritiba caiu nas quartas de finais do estadual. Depois na 3ª colocação na primeira fase, os comandados de Mozart ficaram frente a frente com o Maringá-PR.
Na ida, o time coxa-branca perdeu por 2 a 0. Na volta, a equipe foi eliminada em pleno Couto Pereira com um 1 a 1.
As eliminações precoces obrigaram o Coritiba a ir para o mercado e reforçar o elenco. Afinal, o risco de repetir a campanha da Série B de 2024 — ficou em 12º lugar —, estava sendo um fantasma em meio à má fase de 2025.
Com as chegadas de Alex Silva, Zeca, Wallisson, o grupo ganhou firmeza. Mais tarde, durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, foram contratados nomes como Clayson, Iury Castilho e Jacy Maranhão.
Visitante ‘indigesto’, mas mandante ‘coagido’
Durante a campanha na Série B, o Coritiba demonstrou muita força fora de casa. Das 19 partidas longe do Couto Pereira, foram 10 vitórias, três empates e seis derrotas. Foi a melhor campanha como visitante da competição nacional.
Como mandante, os números decaem. Com apenas a 10ª melhor campanha, o Coxa ganhou nove jogos diante da torcida — com oito empates e duas derrotas.
Campeão com a pior campanha
Apesar de a taça e o acesso serem o que realmente importa, o Coritiba teve a
Com 68 pontos, o Coxa empatou com o
No total, o Coritiba venceu 19 jogos, empatou 11 e perdeu oito. Foram 39 gols marcados e 23 sofridos. O time coxa-branca terminou a Série B entre os piores ataques da competição.
‘Na história’
Um empate era o suficiente, mas o Coritiba bateu o Amazonas fora de casa e conquistou o título da Segunda Divisão nacional de 2025. Foi a terceira taça do campeonato em que o clube paranaense levantou, tornando-se o
“Entramos para história de um clube com tanta história que é o Coritiba’, disse Mozart Santos, fechando 2025 com chave de ouro.