Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Jair Ventura quebra tabus no Vitória e embola briga contra o rebaixamento

Após cinco jogos, treinador elevou aproveitamento da equipe e atingiu marcas inéditas

Técnico Jair Ventura comemora triunfo do Vitória sobre o Santos na Vila Belmiro

Jair Ventura tem apenas cinco jogos no comando do Vitória, mas já alcançou marcas expressivas à frente do time. Desde então, são três triunfos e duas derrotas, um aproveitamento de 60%.

Com essas três vitórias no Campeonato Brasileiro, o treinador superou o desempenho de seus antecessores: Thiago Carpini (12 jogos), Fábio Carille (nove jogos) e Rodrigo Chagas (três jogos) não conseguiram o mesmo número de resultados positivos.

Além disso, o técnico conquistou um feito inédito ao vencer Bahia e Santos em sequência — a primeira vez que o Vitória emplaca dois triunfos consecutivos nesta edição do Brasileirão.

A vitória sobre o Santos, inclusive, entrou para a história: o Rubro-Negro nunca havia derrotado o Peixe como visitante. Sob o comando de Jair Ventura, o Leão da Barra alcançou esse feito após 21 jogos na história.

“Fico feliz que esse grupo conseguiu a primeira vitória na Vila. Um grupo que trabalha, grupo sério. Fico muito feliz por meu grupo ter conseguido marcar o nome na história. Não adiantava ganhar o clássico e não ganhar hoje. A equipe cada vez mais sofre menos”, comemorou Jair.

Leia também

Contratado em meio à luta contra o rebaixamento, Jair Ventura chegou ao Rubro-Negro recusando o rótulo de “Salvador da Pátria”, mas rapidamente transformou o ambiente. Com o triunfo sobre o Santos, o Vitória chegou a 31 pontos, mesma pontuação do Peixe, primeiro time fora do Z4.

“Eu aceitei o desafio. Falavam que estava longe. Quando as coisas começam a acontecer mostra que eu estava certo. Não sei o que vai acontecer, mas a gente está vivo pela permanência”, afirmou o treinador.

“Estamos em uma crescente, vencendo e sofrendo menos. Já estivemos a seis pontos de sair (da zona de rebaixamento). Hoje a gente iguala, mas com um jogo a mais. Mas estamos no bolo”, acrescentou.

A reação rubro-negra também acendeu o alerta em outros clubes que ainda lutam para escapar do rebaixamento. Atlético (33 pontos), Internacional (35), Ceará (35), Grêmio (36), Corinthians (36) e RB Bragantino (36) estão próximos da zona da degola e correm o risco de serem alcançados.

“Eu não olho para a tabela na Série A, é loucura. Eu olho sempre para o próximo jogo, para o próximo adversário. Já é difícil dormir com a pressão que a gente sofre aqui embaixo…”, revelou.

“A gente tem que sair dessa zona, mas para a gente sair tem que alguém entrar, esse alguém, o problema não é do Vitória. A gente só tem que sair, quem vai entrar eu não sei. Não sei o ponto de quem está na frente, sei o Santos, que enfrentamos hoje e igualamos”, complementou.

O próximo compromisso do Vitória de Jair Ventura é neste sábado (25), às 16h (de Brasília), contra o Corinthians de Dorival Júnior. A partida da 30ª rodada do Brasileirão será realizada no Barradão, em Salvador, e é uma grande oportunidade para o Rubro-Negro deixar o Z4.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.