Belo Horizonte
Itatiaia

Sport sofre gol no início e perde invencibilidade na Série B para o Criciúma

Leão esbarrou em noite inspirada no goleiro Gustavo e amargou o primeiro revés da equipe na Série B

Por
Sport martelou, mas não conseguiu vencer a defesa do Criciúma
Sport martelou, mas não conseguiu vencer a defesa do Criciúma • Sport/Divulgação

Pela nona vez na história, não deu para o Sport. Pior do que não conseguir quebrar o tabu de jamais ter vencido o Criciúma como visitante foi sair do estádio Heriberto Hülse, na noite desta quarta-feira (24), com mais uma derrota no histórico do confronto em Santa Catarina - pela sétima vez, sendo outros dois jogos terminados no empate. Um revés, especialmente desta vez, com sabor amargo para o Leão.

Afinal, apesar da derrota nesta oitava rodada, a primeira na Série B, o Sport perdeu chances cristalinas ao longo do jogo. Após sair atrás do marcador com gol logo no início, marcado por Rômulo, acabou parando numa noite inspirada do goleiro Gustavo. Apesar do domínio absoluto no segundo tempo, voltará para o Recife deixando a invencibilidade no Sul do país.

Com a vitória, o Criciúma, por sua vez, se recupera da derrota para o Ceará na rodada anterior e segue firme no G4, agora com 17 pontos somados, na terceira posição. O Leão, com dois jogos a menos na tabela, soma 11, e é 10º colocado.

Sport bastante modificado

O técnico Enderson Moreira precisou lançar no jogo uma equipe bastante modificada, em relação à vitória obtida diante do Botafogo-SP (3 a 0) na última rodada. Ao todo, foram quatro mudanças em distintos setores da equipe.

No setor ofensivo, duas mudanças por opção. Primeiro, Fabrício Daniel na vaga de Wanderson. No meio de campo, o meia Jorginho cedeu lugar ao volante prata da casa Ítalo.

Em seguida, duas alterações forçadas. O lateral-direito Ewerthon, com um desconforto muscular na coxa direita foi substituído pelo volante Pedro Martins - com isso, Fabinho foi deslocado para a lateral, improvisado. Por fim, já no aquecimento, o zagueiro Rafael Thiery sentiu um desconforto. No lugar dele entrou Chico.

Caldeirão Heriberto Hülse

Forte jogando em casa e no embalo da torcida, o Criciúma conseguiu o que queria: fazer da sua casa um caldeirão, pressionar e marcar um gol nos primeiros instantes do jogo. Logo aos três minutos, Fellipe Mateus cruzou e Rômulo testou sem chances para Renan: 1 a 0.

Melhor no jogo, o Tigre seguiu pressionando. O Sport, sufocado, só finalizou a primeira aos 20, com Juba, para longe. Pouco a pouco, porém, o Leão foi entrando no jogo e equilibrando a partida, o que aconteceu com mais força a partir dos 30 minutos. Aos 37, a grande chance do empate com Felipinho, duas vezes, em dupla grandes defesas de Gustavo.

Domínio rubro-negro

No intervalo, Enderson Moreira sacou o volante Pedro Martins para a entrada do meia Jorginho. O Leão passou a ter mais iniciativa no segundo tempo. O Sport chegou muito perto do empate novamente aos 23 minutos, com cabeçada de Vagner Love no travessão.

Com o domínio total do jogo, o Leão seguiu pressionando a equipe catarinense, mas esbarrava num forte sistema defensivo. Aos 41, Gustavo novamente parou chute cruzado de Felipinho. A equipe pernambucana não teria outra chance tão boa e conhecia assim a primeira derrota na competição.

Próximos compromissos

O Sport volta a jogar no próximo domingo (28), às 18h (de Brasília), quando receberá o ABC na Ilha do Retiro. O Tigre, por sua vez, irá visitar no mesmo dia o Mirassol, no interior de São Paulo, às 15h30 (de Brasília).

Criciúma 1 x 0 Sport

Criciúma

Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes (Hélder); Felipe Mateus, Rômulo (Léo Costa), Arilson e Marquinhos Gabriel (Crystopher); Eder (João Carlos) e Felipe Vizeu. Técnico: Cláudio Tencati.

Sport

Renan; Felipinho, Chico, Sabino e Pedro Martins (Jorginho); Ronaldo (Gabriel Santos), Fabinho e Ítalo; Luciano Juba, Fabrício Daniel (Wanderson) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Gol

Rômulo (3min1ºT), para o Criciúma.

Cartão vermelho

Luiz Fernando (auxiliar-técnico), para o Sport.

Cartões amarelos

Walisson Maia, para o Criciúma; Ronaldo, Felipinho, para o Sport.

Motivo: Oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 24 de maio de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Heriberto Hulse, em Criciúma.
Árbitro: João Vitor Gobi (SP).
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP).
Árbitro de vídeo: Adriano de Assis Miranda (SP).

Por

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.