Sport contraria Governo de PE e acionará a Justiça para ter público em jogos
Diretoria do Leão discordou completamente da decisão de proibir a torcida dos estádios por 5 jogos

O Sport entrará na Justiça contra o Governo de Pernambuco para ter torcida nas próximas partidas do Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste. Por meio de nota publicada em sua conta no X (antigo Twitter), o clube discordou da medida tomada pelo Executivo estadual.
Na noite do último sábado (1º), a Governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que Santa Cruz e Sport jogarão com portões fechados por 5 partidas. A decisão foi motivada pelos momentos de selvageria e pânico protagonizados por organizadas momentos antes do clássico entre as duas equipes, válido pela 6ª rodada do Estadual.
Neste contexto, a diretoria do Leão da Ilha do Retiro expressou descontentamento com a medida tomada pelo Executivo. O Sport destaca que o banimento da torcida “penaliza apenas os verdadeiros torcedores, enquanto os responsáveis pelos atos criminosos seguem impunes”.
O clube entende que não tem responsabilidade pela segurança das vias públicas. O cenário de guerra, mesmo com a presença de ostensivo policiamento, denota, segundo o Leão, “falhas no planejamento das autoridades”.
Com o intuito de contar com a presença de seus torcedores, a diretoria tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão. A suspensão do público ainda deve ser publicada no Diário Oficial do Governo de Pernambuco.
Na próxima terça-feira (4), o Sport tem pela frente uma confronto pela Copa do Nordeste, com o Fortaleza, pela 2ª rodada da fase de grupos. O estafe do clube pernambucano corre contra o tempo para ter torcida presente no estádio Ilha do Retiro.
Esse duelo, na mesma competição do ano passado, foi foco de outro episódio de cenas lamentáveis, com o atentado contra o ônibus dos jogadores do Leão do Pici.
A violência no Santa Cruz x Sport
O que poderia ser mais um dia de clássico, marcado pelo e show das torcidas no estádio, entrou para a história por conta de cenas lamentáveis de brigas entre facções organizadas por todo o Recife.
Ainda no final da manhã, dezenas de vídeos da barbárie ganharam as redes sociais, mostrando os ‘torcedores’ se agredindo e o restante da população aterrorizada.
O Hospital Restauração afirmou que 12 pessoas feridas foram atendidas pela Emergência Geral. Mortes e casos graves não foram confirmados. Ao todo, 14 pessoas foram presas, segundo a Secretaria da Defesa Social.
Em campo, o Santa Cruz venceu por 1 a 0, com gol de Douglas Skilo, e se manteve na liderança do estadual.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.



