Larghi fala sobre dois atletas da base do Sport: 'Potencial de integrar grupo principal'
Treinador afirmou ver três ou quatro jogadores da base com potencial para compor o elenco profissional em 2024; Larghi, no entanto, reforçou que foco está na formação

Comedido, o técnico Thiago Larghi evita apontar nomes de jovens promissores ou de estimular números de atletas da base para compor o elenco profissional. Embora mantenha o foco na formação dos jogadores para que eles cheguem prontos à equipe principal rubro-negra, o treinador do Sub-20 do Sport afirmou, em conversa com a Itatiaia, nesta quinta-feira (14), que enxerga, no grupo atual, três ou quatro jogadores com potencial de integrar time "de cima" em 2024. Dois deles são o zagueiro Matheus Baraka e o lateral-esquerdo Victor Gabriel.
A ideia, conforme já compartilhado entre dirigentes, Larghi e o técnico recém-contratado Mariano Soso, é que seja possível intensificar a integração entre os jogadores da base e o profissional. Neste contexto, o técnico do Sub-20 explicou que é difícil estabelecer, para já, um número certo de jovens que subirão à equipe profissional.
"É muito difícil mensurar, estabelecer um percentual. Assim como qual seria qual percentual ideal para eles subirem e comporem o elenco profissional. Existem alguns estudos nesse sentido, mas fazer uma projeção é difícil. Vejo jovens, três, quatro, com potencial de subir e integrar o profissional, mas prefiro me ater ao trabalho para jogarem bem coletivamente que aí o talento individual deles vai se sobressair e vão conseguir o espaço que tanto desejam", afirmou o técnico de 43 anos.
Questionado especificamente sobre o zagueiro Matheus Baraka, que já compôs o elenco profissional em alguns jogos na temporada 2023, e sobre o lateral-esquerdo Victor Gabriel, com recorrentes convocações às categorias de base da Seleção Brasileira e chances na equipe profissional desde 2021, Larghi elogiou à dupla. E, sem se aprofundar, admitiu ver em ambos um potencial para estarem no profissional em 2024.
"Vejo dois jovens com potencial de integrar o grupo principal, mas também entendo que eles precisam estar focados no objetivo do momento, que é a Copinha. É fazer bem isso e, naturalmente, essa oportunidade vai surgir. O que eu mais procuro é trabalhar com eles para quando surgir a chance que estejam preparados para não acontecer situações em que o jogador é lançado numa condição que não está pronto. O nosso trabalho é bastante com eles na questão física, técnica, tática e mental para condicioná-los bem para quando surgir a oportunidade estarem preparados", disse.
Victor Gabriel tem 19 anos e ainda pode compor a equipe Sub-20 até 2025. Ele estreou na equipe profissional em 2021, num contexto em que o Sport lutava contra o rebaixamento à Série B, em 2021. Naquele ano, foram três jogos; no ano passado, quatro; e mais três neste ano, sem jamais ter uma sequência. Baraka, 20 anos, está no limite da base. Ele ainda não estreou no profissional.
Barata esteve no grupo do Sport que chegou às quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano passado e a ele se justa agora, para estrear na competição, Victor Gabriel. Ambos estarão juntos no elenco para a competição de 2024.
Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
