Belo Horizonte
Itatiaia

Conheça Zé Lucas, a revelação do Sport que recebe elogios até dos adversários

Jovem de 16 anos vem sendo o destaque do Leão pernambucano no início de 2025. Vojvoda, técnico do Fortaleza, se derreteu pelo adolescente

Por
Zé Lucas, volante revelação do Sport • Reprodução/X

O Sport anunciou a renovação de contrato de Zé Lucas. Com apenas 16 anos, e personalidade de veterano, o volante é o destaque do time rubro-negro neste início de 2025. O novo acordo vai até o fim de 2028 (o anterior terminava em 2027), com cláusulas automáticas de renovação.

Zé Lucas teve um bom aumento salarial, o que fez sua multa rescisória a clubes brasileiros subir para R$ 50 milhões. Para o exterior, o estipulado em contrato é 50 milhões de euros (R$ 300 milhões). Na terça-feira (4), ele foi titular na derrota do Sport para o Fortaleza, por 2 a 0. Bobeou no segundo gol, ao dar condição de jogo a Breno Lopes e não conseguir acompanhá-lo na corrida. Normal para um adolescente em início de carreira.

Técnico do Tricolor cearense, Juan Pablo Vojvoda admitiu que fez um alerta a seus jogadores para terem cuidado com o garoto.

"Eu pedi atenção aos meus volantes e aos meus atacantes porque, se é um garoto de 16 anos, algo tem. Não é qualquer jogador dessa idade que joga em um futebol tão competitivo como o brasileiro", disse Vojvoda.

"Analisamos Zé Lucas, um primeiro volante, jogando muitas vezes em tripé. Analisamos dois ou três jogos porque não havia mais deste ano. Eu queria ter o material recente do Sport. E também assisti a um jogador hoje, um jogador com personalidade, boa técnica", completou Vojvoda.

Zé Lucas iniciou 2025 no time Sub-20, algo que já chama a atenção porque, pela idade, deveria estar no Sub-17. O time pernambucano fez os primeiros jogos da temporada com atletas da base, para completar a pré-temporada do elenco principal, e logo o volante chamou a atenção do técnico Pepa.

E se tem elogio de treinador rival, tem também "rasgação de seda" dentro de casa, mas sempre acompanhado do discurso de "vamos ter calma para não atrapalhar a carreira".

"O Zé é um menino da nossa base que está, acima de tudo, com muita humildade, pés no chão, e estamos a ajudá-lo a crescer. E não há melhor forma de crescer do que a competir. Só que depois é um competir que está a agarrar as oportunidades", disse Pepa.

Por

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.