O triunfo do
Ademir confirmou, mais uma vez, o protagonismo na equipe comandada por Rogério Ceni, enquanto Everton Ribeiro voltou a iniciar uma partida pela primeira vez desde o diagnóstico de câncer na tireoide.
O atacante vive o ano mais assistente da carreira. O passe preciso para Erick Pulga — autor do gol decisivo — foi o 13º de Ademir para gols em 2025, consolidando o jogador como um dos principais articuladores ofensivos da equipe.
Foram três assistências nos últimos três jogos, contra Internacional, Fortaleza e Vasco, reforçando o bom momento. Rogério Ceni não poupou elogios ao atleta, destacando a confiança e o impacto direto no rendimento coletivo.
“Vem com muita confiança, tem sido um jogador decisivo. Acho que ele se sente dono da posição e isso é muito importante para o jogador render. O Pulga esteve muito tempo lesionado e ele assumiu um protagonismo grande na equipe”, afirmou o treinador.
“Tem feito um grande ano e tem sido muito importante para a gente. Tem como característica, logicamente, a velocidade, mas tem encontrado bons dribles mesmo em jogadas mais curtas”, acrescentou.
A volta do capitão
Ao mesmo tempo, o duelo marcou o retorno de Everton Ribeiro como titular após a cirurgia realizada em 6 de outubro. O meia de 36 anos havia sido utilizado com cautela pela comissão técnica desde o retorno aos gramados, atuando em minutos reduzidos nas partidas anteriores.
Porém, após uma conversa com Ceni durante o almoço de domingo, o jogador garantiu que tinha condições de iniciar o confronto. Everton Ribeiro não só disputou toda a primeira etapa como permaneceu em campo até os 25 minutos do segundo tempo, demonstrando evolução física.
“Ele em condições físicas, com a qualidade técnica que tem, é um jogador essencial para a gente. Nós conversamos algumas vezes depois do retorno dele [...] Ele jogou 70 minutos e disse que se sentiu melhor do que no último jogo, mostra que está se recuperando”, avaliou Ceni.
“Tem ajudado a gente também, um jogador importante. Foi fundamental naquele empate contra o Inter, foi fundamental contra o Red Bull, e contra o Vasco fez um bom jogo mesmo não estando no seu auge da parte física”, complementou.
A vitória mantém o Bahia vivo na briga por uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. E, enquanto Ademir consolida seu crescimento técnico, Everton Ribeiro dá sinais claros de que será um reforço decisivo nessa reta final.
O próximo compromisso do Bahia é na sexta-feira (28), às 19h (de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, contra o