Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Dirigente relembra como Bahia segurou joia de R$ 1 bilhão: ‘Mercado agressivo’

Aos 17 anos, atacante Ruan Pablo é uma das maiores promessas do futebol brasileiro

Ruan Pablo em ação pela Seleção Brasileira Sub-17, contra a Itália, na Copa do Mundo da categoria

Daniel Brugni, um dos profissionais responsáveis por garantir a permanência do atacante Ruan Pablo no Bahia, relembrou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, a trajetória do jogador desde a chegada ao clube, em 2018, até se consolidar como uma das grandes promessas do futebol brasileiro.

Aos 17 anos, o atleta ganhou projeção mundial recentemente ao se destacar pela Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo da categoria, disputada em novembro, no Catar. O Brasil terminou na quarta colocação e Ruan Pablo marcou dois gols e deu uma assistência em oito jogos.

Para Brugni, o desempenho no Mundial foi o reflexo de um processo longo e estruturado vivido pelo jogador desde as categorias iniciais do Bahia. Segundo o dirigente, o desenvolvimento do atacante envolveu um acompanhamento constante ao longo dos anos.

“Eu fico muito orgulhoso de ter participado desse processo com o Ruan Pablo e com todo o grupo da iniciação do Bahia. Ele chegou em 2018, captado na época pelo Baiano, que foi quem levou o garoto”, contou Brugni à Itatiaia.

“Daí foram muitas mãos trabalhando em cima disso. Professores em geral, departamentos anexos, fazendo todo um trabalho para o desenvolvimento do atleta. E o Ruan Pablo sempre teve um destaque dentro das suas categorias, desde a sua chegada”, acrescentou.

Leia também

O reconhecimento culminou na convocação para a Seleção Brasileira Sub-17 e na boa atuação na Copa do Mundo. Brugni destacou o orgulho de acompanhar a evolução do jogador desde cedo.

“Acabou que se desenvolveu muito e conquistou com muito mérito essa convocação para a Seleção. Ele provou a sua capacidade no Mundial, deu para ver. Eu fiquei muito contente com isso. A gente acompanhou ele desde pequenininho, eu tenho muito orgulho de falar”, disse.

Brugni também relembrou os desafios enfrentados pelo Bahia para manter o atleta em um cenário de forte concorrência no mercado. Atualmente, o atacante é considerado um dos principais ativos do Bahia, com multa rescisória superior a R$ 1 bilhão para clubes do exterior.

“O que a gente mais tinha dificuldade na época, por uma questão de falta de recurso, era fazer com que eles permanecessem. O mercado do futebol acaba sendo muito agressivo. Então, a gente teve que utilizar muitas estratégias para poder segurar o atleta no clube”, contou.

Daniel Brugni, diretor de futebol do Ypiranga-BA

“No final das contas, deu certo. Ele assinou o primeiro contrato ao completar 14 anos de idade. Foram quatro ou cinco anos com ele, acompanhando esse processo. Fiquei muito contente de vê-lo brilhando pela seleção”, complementou Brugni.

Hoje, Daniel Brugni ocupa o cargo de diretor de futebol do Esporte Clube Ypiranga, tradicional clube da periferia de Salvador e terceiro maior vencedor do Campeonato Baiano, com dez títulos, atrás apenas da dupla Bahia e Vitória.

Apesar de disputar atualmente a segunda divisão estadual, o Ypiranga tem como principal foco a formação de atletas. O clube integra a Squadra, primeira plataforma multiclubes do Brasil, idealizada pelo ex-presidente do Bahia, Guilherme Belintani.

Atualmente, a Squadra Sports reúne cinco equipes: Londrina-PR, Linense-SP, VF4-PB, Ypiranga-BA e Conquista-BA. Juntando todos eles, são mais de 150 jogadores a partir de 14 anos vinculados à empresa.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...