Ceará x Sport: árbitro relata em súmula confusão com cadeiras arremessadas
Caio Max Augusto Vieira escreveu que teve que encerrar o jogo após briga e que não identificou qual torcida iniciou o confronto

O árbitro potiguar Caio Max Augusto Vieira registrou na súmula de Ceará 2 x 1 Sport a confusão entre torcedores dos dois clubes, com cadeiras arremessadas e necessidade de ação policial. O jogo ocorreu na quarta-feira (19), na Arena Castelão, em Fortaleza, e valeu pelo primeiro jogo da final da Copa do Nordeste - o segundo será em 3 de maio, na Ilha do Retiro, no Recife.
Escreveu Caio Max no documento oficial enviado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol):
"Informo que no último minuto da partida, durante o processo de checagem do VAR, logo após o gol marcado pela equipe do Sport; foi percebido um confronto nas arquibancadas, através de arremessos de cadeiras, entre a torcida do Sport, que se encontrava no anel superior, e a torcida do Ceará, que se encontrava no anel inferior; ambas no setor sul da Arena Castelão. Após a chegada do policiamento, na tentativa de conter a situação, foram disparados tiros de borrachas em direção ao tumulto e consequentemente houve a contenção do confronto. Em seguida finalizei a partida após o tempo já ter sido exaurido. Informo ainda que não foi possível identificar qual das torcidas deu início ao ocorrido".
A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ainda não se pronunciou sobre o caso. O Ceará vai ter que cumprir nas seis primeiras rodadas como mandante no Campeonato Brasileiro da Série B punição de jogar sem torcida por causa de outra confusão, ocorrida em 2022 e que, coincidentemente, tinha Caio Max como o árbitro.
Em 16 de outubro de 2022, torcedores do Ceará invadiram o gramado do Castelão para tentar agredir atletas do elenco no empate por 1 a 1 contra o Cuiabá. Caio Max encerrou o confronto antes do fim e ao término da competição o Ceará foi rebaixado.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acabou punindo o Alvinegro com seis jogos sem torcida, que serão cumpridos no Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 - os três últimos poderão ter a presença de crianças de até 12 anos e mulheres. O primeiro será neste sábado (22), contra o Guarani, no estádio Presidente Vargas.
""Me preocupa as crianças, me preocupa os pais, as famílias que vêm a desfrutar o jogo. Está demais isso, não sei quem começou, mas hoje estamos cumprindo pena de não ter torcida no Brasileirão. Como que não aprendemos? O futebol pode ter rivalidade, agressão não é parte do futebol", disse Gustavo Morínigo, técnico do Ceará.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
