Ceará tem o maior público da Série B com mulheres, crianças e PCDs no Castelão
Mais de 37 mil pessoas assistiram, na Arena Castelão, a derrota por 3 a 0 para o Novorizontino, neste domingo (28)

Houve bateria da torcida organizada. Houve os cantos tradicionais. Houve festa antes do jogo, e apoio nos 90 minutos mesmo com a desvantagem. E houve vaia quando o árbitro encerrou a partida e o placar mostrava que o Ceará havia perdido por 3 a 0 para o Novorizontino, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Mas a tarde de domingo (28) na Arena Castelão, em Fortaleza, foi diferente. Ainda cumprindo pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por invasão de gramado de torcedores na Série A de 2022, apenas mulheres, crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência (PCDs) puderam entrar no estádio.
E o Ceará bateu o recorde de público na competição em 2023, com 37.545 pessoas presentes, que trocaram itens de higiene pessoal, como absorventes, shampoos e sabonetes, que serão doados, pelos ingressos da partida.
O maior público da segunda divisão neste ano havia sido na derrota do Vitória para o Atlético-GO, dia 14 de maio, quando 27.415 espectadores estiveram no estádio Barradão, em Salvador.
O público no Castelão também foi o maior registrado por clubes que recebram do STJD a punição de atuar com portões abertos apenas para mulheres, crianças e PCDs, uma novidade que vem agradando os integrantes do tribunal desportivo. Athletico-PR e Sport já atuaram dessa maneira.
A punição ao Ceará
Em 16 de outubro de 2022, torcedores do Ceará invadiram o gramado do Castelão para tentar agredir atletas do elenco no empate por 1 a 1 contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O árbitro Caio Max encerrou o confronto antes do fim e ao término da competição o Ceará foi rebaixado.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acabou punindo o Alvinegro com seis jogos sem torcida, que serão cumpridos no Campeonato Brasileiro da Série B de 2023.
Os três primeiros, com portões totalmente fechados, já passaram: contra Guarani, Vitória e Tombense. Os três últimos poderão ter a presença de crianças de até 12 anos e mulheres e serão, além o deste domingo contra o Novorizontino, um frente a Chapecoense, no dia 2 de junho, e diante o CRB, em 10 de junho.
O Ceará ocupa a 10ª colocação da Série B, com 13 pontos.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
