Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia inicia 2º turno do Brasileirão com 62,6% de chance de Libertadores, aponta UFMG

Campanha do Tricolor na primeira metade da competição pode entrar para a história

Luciano Juba comemora gol do Bahia no Campeonato Brasileiro

No G4 do Campeonato Brasileiro, o Bahia começa o segundo turno com 62,6% de chance de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2026, é o que aponta o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sob o comando de Rogério Ceni desde setembro de 2023, a equipe faz um bom início de competição. Restando dois jogos atrasados — contra o Internacional, pela 14ª rodada, e Vasco, pela 16ª —, o Bahia soma 30 pontos em 17 partidas e ocupa a 4ª colocação.

Com esses compromissos pendentes, o Tricolor pode superar as campanhas de 2019 e 2024, que dividem o recorde de pontos do clube no primeiro turno na era dos pontos corridos do Brasileirão, com 31.

O treinador comparou o desempenho da equipe neste ano com o da última temporada e garantiu que sua equipe joga melhor no momento atual. Apesar disso, apontou que o time ainda desperdiça muitas oportunidades de gols.

“Acho que jogamos melhor esse primeiro turno que o ano passado. Acho que a gente cria mais, somos um time mais agudo, com mais jogadas de um para um. Tentamos muito com jogadores de um contra um pelos lados”, comparou Ceni.

Leia também

“Acho que a gente cria mais, que estamos mais perto do gol, vejo o time melhor neste sentido. Vejo o time ter mais oportunidades, jogar um pouco melhor que no ano passado. Mas não conseguimos fazer o mais importante, que é o gol”, complementou.

Além da boa perspectiva para a classificação à Libertadores, a UFMG aponta que o Bahia tem 3,2% de chance de conquistar o título brasileiro em 2025 e apenas 0,17% de risco de rebaixamento para a Série B de 2026.

O primeiro compromisso do Bahia no segundo turno é contra o Corinthians, neste sábado (16), às 21h (de Brasília). A partida vale pela 20ª rodada do Brasileirão e será realizada na Neo Química Arena, em São Paulo.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.