O Bahia encerrou a temporada 2025, nesse domingo (7), com uma derrota para o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão terminou o Brasileirão na 7ª colocação e conquistou uma vaga na fase preliminar da Libertadores 2026.
O Bahia somou 60 pontos no Brasileirão - foram 17 vitórias, nove empates e 12 derrotas. Esta foi a melhor campanha da equipe na era dos pontos corridos - formato que foi implantado em 2003. A atuação deste ano superou a de 2024, quando o clube terminou a Série A na 8ª colocação, com 53 pontos.
Apesar das marcas alcançadas, a temporada encerra com um sentimento misto de felicidade e frustração. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe garantiu uma vaga na fase preliminar da Libertadores, entretanto, para o treinador Rogério Ceni, fica a sensação de dever não cumprido. O técnico afirma que a meta era a vaga direta na fase de grupos da competição continental.
“Nós, como time, não alcançamos o objetivo que traçamos. A gente vê os times brigando contra o rebaixamento, times grandes brigando. Só mostra que o Brasileiro é difícil, competitivo. O Fluminense tem uma boa equipe. Nós tivemos oportunidades no primeiro tempo, mas não entrou. Em um erro nosso acabaram fazendo os gols. Precisamos nos reforçar. Agora é parar e planejar a temporada 2026”, disse Ceni.
“Hoje era um jogo difícil, a equipe do Fluminense vem com confiança. Em outros jogos tivemos mais oportunidades de vencer. Hoje foi um jogo equilibrado que se decidiu por uma bobeira nossa. Infelizmente acontece. Não foi por hoje que a gente não se classificou. Foram outras oportunidades. Um ou outro escorregão em casa e uma campanha bem abaixo, em todos os sentidos, fora. Poderíamos ter pontuado mais”, completou o treinador.
Apesar da meta não alcançada, Ceni destacou os pontos positivos da temporada e projetou o ano de 2026.
“De bom ficam os dois títulos, o regional e o estadual. Também a experiência na Pré-Libertadores, com a classificação. Na Libertadores não conseguimos a classificação. Na Copa do Brasil, caímos em um jogo bem ruim que fizemos. E o Campeonato Brasileiro lutamos até a última oportunidade. Acho que, por esses 90 minutos de hoje, poderia ser um final mais doce e valioso. O jogo de hoje, infelizmente, condiciona uma avaliação mais negativa. Vamos voltar a partir do dia cinco de janeiro para se preparar. E começa tudo de novo em janeiro. Temos que dar um jeito de voltar para a fase de grupos da Libertadores e se manter firme no Campeonato Brasileiro”, avaliou o treinador.
Números do Bahia em 2025
- Jogos: 80 (Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa Sul-Americana)
- Vitórias: 41
- Derrotas: 20
- Empates: 19
- Gols marcados: 122
- Gols sofridos: 75