O
No evento, realizado na Arena Fonte Nova, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou a primeira das três licenças ambientais necessárias para a construção do CT. O CEO do City Football Group, Ferran Soriano, e o CEO do Bahia, Raul Aguirre, também estiveram presentes.
O novo CT será o nono do Grupo City ao redor do mundo e seguirá o mesmo padrão de infraestrutura utilizado em clubes como Manchester City (Inglaterra), New York City (Estados Unidos), entre outros. A obra deve custar R$ 300 milhões.
Da direita para a esquerda: Ricardo Lima, presidente da FBF, Raul Aguirre, CEO do Bahia, Ferran Soriano, CEO do Grupo City, Jerônimo Rodrigues, Governador da Bahia, Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia, e Luiz Caetano, prefeito de Camaçari.
“O investimento na City Football Academy Bahia demonstra mais uma vez o compromisso do City Football Group e a confiança que temos no Clube e no Estado da Bahia [...] Não são prédios e campos. É a casa do Bahia”, disse Ferran Soriano.
“O CFA Bahia fará parte de uma rede global de centros de treinamento de ponta que colocará a melhor tecnologia e experiência a serviço dos atletas mais talentosos. Será um espaço de excelência técnica, mas também um lugar para o desenvolvimento pessoal e profissional”, acrescentou.
O complexo contará com 12 campos de futebol, um miniestádio para 1.000 pessoas, hotel para atletas profissionais, 144 vagas em alojamento para a base, além de um centro administrativo que reunirá todos os departamentos de suporte do clube e 500 vagas de estacionamento.
Com uma área total de 558.459,30 m² e 20.165 m² de área construída, a CFA-Bahia terá potencial de expansão futura e promete elevar o patamar da estrutura do futebol nordestino.
O espaço contará ainda com um centro médico e de performance, além de um centro pedagógico permanente, compondo um ecossistema completo de formação voltado para o desenvolvimento técnico e emocional dos atletas. O objetivo é revelar talentos com potencial internacional.
“Este centro de treinamento de última geração foi projetado para atender plenamente às necessidades da iniciação esportiva, categorias de base, futebol profissional feminino e masculino, além da nossa equipe técnica”, destacou Raul Aguirre.
“Também será um verdadeiro polo de desenvolvimento regional. A construção e operação vão gerar centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e criando oportunidades para profissionais de diversas áreas”, complementou.
A construção está prevista para começar em janeiro de 2027, após a fase de estudos e preparação do terreno, enquanto a entrega deve ocorrer em dezembro do mesmo ano.