Itatiaia

Vasco segura pressão do Boca e vence na Bombonera na semifinal pela Sul-Americana

Cruzmaltino sai na frente no primeiro tempo, tem Gómez expulso e consegue gigante vitória em Buenos Aires

Por, Rio de Janeiro (RJ)
Adson em vitória do Vasco na Bombonera
Adson em vitória do Vasco na Bombonera • Matheus Lima/Vasco

O Vasco encaminhou a classificação para a final da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo da semifinal, em plena Bombonera, o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 e por um empate no Rio de Janeiro. Adson marcou o gol da vitória.

A partida ganhou contornos dramáticos quando Andrés Gómez foi expulso na metade do segundo tempo. O time argentino pressionou, mas não conseguiu igualar a partida.

O próximo duelo será, inicialmente, no Maracanã, no dia 20 de outubro, às 21h30 (de Brasília). O time brasileiro joga pelo empate para chegar à decisão. O rival da final será Atlético ou Montevideo City-URU.

Próximos jogos

O Vasco volta a campo no sábado (17), às 21h (de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbis, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Boca joga um dia antes, na Bombonera, diante do Talleres-ARG pelo campeonato local.

Vasco letal

O primeiro tempo em Buenos Aires foi equilibrado, mas com um Vasco letal. O Cruzmaltino finalizou menos, porém sempre com mais perigo. E o nome da etapa inicial foi Adson. O atacante, que entrou na vaga de Colidio como opção, brilhou.

Primeiro, em um chute de fora da área, ele obrigou Montero a fazer uma grande defesa. Depois, aproveitou um cruzamento perfeito para abrir o placar. Mesmo pequeno, o atacante subiu mais do que a defesa e mandou a bola para o fundo das redes.

Merecido e letal. Este foi o resumo da vantagem que o Cruzmaltino construiu na primeira etapa. O Vasco foi para o intervalo vencendo o Boca por 1 a 0 em plena Bombonera. Resultado gigante.

Gómez expulso

O segundo tempo começou com domínio do Boca. Mesmo assim, a melhor chance até a metade da segunda etapa foi com Paulo Henrique, que entrou sozinho e mandou para fora. Depois disso, o Vasco pouco assustou e os argentinos dominaram.

Primeiro com Blanco, que tentou cruzar e acertou a trave de Léo Jardim. Depois, Ascacibar soltou o pé e o goleiro só torceu para não entrar e viu outra bola carimbar suas balizas. No entanto, o lance crucial foi com Gómez. O camisa 11 cometeu falta e recebeu o amarelo. Reclamou de forma acintosa e foi expulso. O duelo, que estava controlado pelo Cruzmaltino, ficou mais complicado.

Pressão do Boca

O Boca pressionou do início ao fim na etapa complementar. No entanto, o Vasco se salvou como podia e pouco criou. O time argentino teve mais posse, mais chances, mas pecou na hora de concluir em gol. Mesmo melhor em campo, o Boca mostrou deficiências técnicas para concluir. Vitória gigante do Cruzmaltino, que fica a um passo da grande decisão continental.

Boca Juniors-ARG 0x1 Vasco

Boca Juniors-ARG

Montero; Lozano, Di Lollo, Herrera e Blanco; Alarcón (Villa), Ascacibar (Ángel Romero), Delgado e Palacios (Merentiel); Flores e Enner Valencia. Técnico: Rodolfo Arruabarrena.

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Saldivia, Robert Renan e Cuiabano; Sosa (Gabriel), Thiago Mendes e Lescano (Ramon Rique); Adson (Tchê Tchê), Andrés Gómez e Bruno Duarte (Brenner). Técnico: Pedro Emanuel.

Gols: Adson (24 min 1ºT), do Vasco
Cartão amarelo: Delgado (BOC); Adson, Sosa (VAS)
Cartão vermelho: Andrés Gómez (26 min 2ºT), do Vasco
Motivo: Jogo válido pela semifinal da Copa Sul-Americana
Local: Bombonera, Buenos Aires, Argentina
Data e hora: 13 de outubro (terça-feira) de 2026, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Carlos Poblete (CHI)
Árbitro de vídeo: José Cabero (CHI)

Por

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte