O feito histórico de Fábio, goleiro do
“Iconic goalkeeper Peter Shilton has finally been beaten... when it comes to the most competitive football appearances” (“O icônico goleiro Peter Shilton foi finalmente superado... quando o assunto é o maior número de jogos competitivos no futebol”), destacou a publicação britânica, em referência ao recorde que agora pertence ao arqueiro tricolor.
Capa do jornal The Sun, da Inglaterra, do dia 21 de agosto
Noite histórica no Maracanã
Fábio alcançou a marca no jogo da última terça-feira (19), quando completou 1.391 partidas como profissional na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o América de Cali, pela Copa Sul-Americana. O goleiro ultrapassou Shilton, que somou 1.390 jogos oficiais ao longo da carreira.
Após o apito final, o ídolo tricolor foi homenageado ainda em campo pelo presidente Mário Bittencourt, recebeu uma placa e um prato temático, e foi ovacionado pela torcida no Maracanã.
Ranking dos maiores da história
Com o novo recorde, Fábio se isolou como o jogador com mais partidas no futebol profissional. Atrás dele estão o inglês Peter Shilton (1.390), o brasileiro Rogério Ceni (1.257) e o português Cristiano Ronaldo (1.251, número em atualização).
Mensagem de Shilton
Antigo recordista de jogos disputados no futebol, o ex-goleiro Peter Shilton parabenizou
“Parabéns ao Fábio Deivson Lopes Maciel por bater meu Guinness World Records. Um recorde que tive orgulho de manter por mais de 28 anos para as partidas mais competitivas da história do futebol - mantendo o recorde dentro do sindicato dos goleiros. Conquista BRILHANTE, Fábio #orgulho”, escreveu Shilton.
Jogos de Fábio
Dos 1390 jogos disputados por Fábio, pouco mais de 70% foram com a camisa do Cruzeiro. O goleiro é o jogador com mais partidas pela Raposa na história, com 976 duelos no currículo e uma larga distância para o segundo colocado - o ex-meia Zé Carlos, com 633 jogos. Não à toa, ele é considerado um dos maiores ídolos do clube.
Dos outros 414 confrontos, 234 foram com a camisa do Fluminense. No Tricolor das Laranjeiras, ele chegou com a experiência de um goleiro renomado e se tornou multicampeão. Pelo Vasco, clube em que atuou no início da carreira, são 150 partidas, enquanto pelo União Bandeirante foram 30 jogos.
Números da carreira de Fábio
- União Bandeirante: 30 jogos
- Vasco: 150 jogos
- Cruzeiro: 976 jogos
- Fluminense: 235 jogos