A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preparou uma homenagem para Fábio, o goleiro com mais partidas da história do futebol. Nesta segunda-feira (20), ele atingirá a marca de 1.405 jogos, no clássico entre
O troféu é uma mão, com o dedo indicador apontado para cima. Esse gesto relembra o dia em que o pai, José Ramão, entregou uma taça que havia conquistado para ser a premiação de uma competição juvenil do filho.
“Muito importante para a CBF prestar essa homenagem, ainda mais vendo o Fábio com 45 anos jogando futebol em alto nível. Uma dos grandes jogadores do futebol brasileiro e que merece muito esse reconhecimento. É mais do que justo a CBF fazer essa homenagem para um representante tão importante do nosso futebol”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud, ao entregar a homenagem para o arqueiro do Flu.
Entenda a história por trás do troféu
Troféu que homenageia Fábio, produzido pela CBF
Seu primeiro treinador, Neko, sugeriu que ele pedisse ao pai, ex-jogador, um troféu para a final. O pai, Seu José Ramão, trouxe um troféu que, ao ser virado, revelou uma placa com o nome de uma competição que ele havia vencido no ano anterior. O time de Fábio venceu a final e o troféu de vice foi transformado em um de campeão.
A homenagem que Fábio recebeu antes do clássico apresenta uma mão com luva de goleiro e o dedo indicador apontado para o céu, representando sua frase “A Deus toda glória”. A base do troféu exibe uma placa com a marca de 1.391 jogos de Fábio e, no verso, a reprodução do troféu de seu pai, com a inscrição “Ao vice-campeão 1ª Divisão Nobres”, de 1991.
Troféu que homenageia Fábio, produzido pela CBF
Recorde de Fábio e demais feitos
Fábio é o jogador com mais partidas na história do futebol mundial. Ele alcançou a marca em 19 de agosto de 2025, quando esteve em campo na vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o América de Cali, pela Copa Sul-Americana.
Na ocasião, ele registrou o jogo de número 1391 jogos e superou o goleiro inglês Peter Shilton, que participou de 1390 jogos oficiais. Atualmente, Fábio já disputou 1404 partidas.
Além deste recorde, Fábio também detém a marca de goleiro com mais jogos sem sofrer gols: 517, no momento. Em 29 de maio, com a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Once Caldas-COL, pela Copa Sul-Americana, ele superou o italiano Gianluigi Buffon, que tem 506 jogos não vazados.