Como de costume desde que assumiu o comando do
“Já tenho a equipe definida, vocês ficarão sabendo 1h30 antes do jogo. Sempre há surpresas, mas nossa identidade está ali. São detalhes que vamos tentar surpreender. Os jogadores, no final, são quem resolvem com a bola no pé", afirmou o técnico do Fla.
“Sempre existem formas de surpreender. Palmeiras é muito qualificado, elenco mais caro da América do Sul junto com o Flamengo. Sabemos da qualidade que têm. Os treinadores podem surpreender, mas são os jogadores que resolvem. Meu trabalho é entender o que se passa em campo e passar para os jogadores”, respondeu Filipe Luís quando questionado se espera alguma surpresa por parte de Abel Ferreira no Palmeiras.
O portal Itatiaia Esportes traz a narração em
Palmeiras x Flamengo: curiosidades, números e detalhes da final da Libertadores Zico, Gabigol e só: elenco do Flamengo busca quebrar escrita em finais de Libertadores
A final de 2021, quando o Palmeiras venceu o Flamengo na prorrogação, foi tema para Filipe Luís, que atuava como lateral-esquerdo da equipe carioca na ocasião.
No comando do time principal há pouco mais de um ano, Filipe Luís falou sobre a diferença de chegar à decisão da Libertadores como jogador e como treinador.
“São finais diferentes, momentos diferentes. Claro que a derrota está gravada na cabeça do torcedor. Quando dois entram em campo, só um sai vencedor. Foi o Palmeiras. São muitos jogadores novos no grupo, o treinador do Flamengo é outro, são muitos jogadores novos no Palmeiras. É um momento diferente, temos que desfrutar e viver esse privilégio de estar em mais uma final de Libertadores”, disse Filipe Luís.
As dúvidas no Flamengo
A reta final de preparação do Flamengo foi marcada pela incerteza sobre Léo Ortiz. O zagueiro não entra em campo há um mês por uma lesão ligamentar no tornozelo direito.
Caso Filipe Luís entenda que não é o momento de voltar a escalar o camisa 3, o experiente Danilo será mantido como titular ao lado de Léo Pereira no Monumental.
No setor ofensivo, as boas atuações recentes de Everton Cebolinha e Carrascal os credenciam à titularidade, mas Luiz Araújo e Samuel Lino também são alternativas.
Escalação do Flamengo: Léo Ortiz é opção para Filipe Luís na final da Libertadores Diretor do Flamengo faz mistério sobre presença de titular na final da Libertadores
Confira, abaixo, mais respostas de Filipe Luís, técnico do Flamengo:
Diferença de uma final como jogador e técnico
"É muito diferente. É um privilégio estar em mais uma final com a camisa do Flamengo. É muito difícil estar aqui, alcançar a final, e é um momento especial para todos. É um sentimento diferente. Quando eu era jogador, tinha que pensar em mim, no meu corpo e pernas, em como me comportar em campo. Agora, como técnico, preciso preparar tudo para todos jogadores. Tenho que pensar nos jogadores que vão iniciar o jogo, quem estará no banco, qual será o plano de jogo, como vamos nos comportar na parte defensiva e ofensiva. É muito diferente. Estou desfrutando da experiência e espero desfrutar do jogo.”
O que espera do Palmeiras?
“Nesse plano de jogo, o que o Palmeiras fará eu não sei. Tento passar aos jogadores todas possibilidades. O que eles precisam fazer se o Palmeiras pressionar, se não pressionar tanto, dar o caminho certo. Uma coisa é certa: nos conhecemos muito. São duas equipes com identidade. É um Palmeiras que tem o treinador há cinco anos. Não fugirá muito da sua forma de jogar, assim como o Flamengo. É um jogo que estará nos detalhes. O mais importante é que os jogadores entendam o caminho a seguir e joguem de forma leve para poder vencer.”
Escalação do Palmeiras
“O meu trabalho é tentar entender como o Palmeiras joga. Já sabemos como jogam. Tentar entender os pontos fortes, que temos que neutralizar, e os espaços que costumam deixar para aproveitar. Independente das peças, é mais importante a estrutura do que a individualidade.”
Mais uma final de Libertadores
“O que estou vivendo no Flamengo é um orgulho e privilégio. Cresci vendo jogos do Flamengo, que se reestruturou e nos permite viver a luta por títulos. Não garante ganhar, mas lutar por títulos pelo poder econômico, organização e ambição. Fazer parte disso é um orgulho muito grande. Nunca perdi a ambição, hoje o Flamengo me dá essa oportunidade e espero fazer o melhor para ajudar os jogadores para que desfrutem da final e, no final das contas, dar alegrias à torcida.”
Erros individuais do Flamengo
“Erros individuais acontecem. Para reverter um resultado não é fácil para ninguém. Os jogadores entendem isso, são profissionais e os mais expostos por isso. Diminuíram bastante nos últimos jogos.”
Futuro no Flamengo
“O se, no futebol, é muito difícil. Estamos perto e longe de conquistar, pois não ganhamos nada. Não estou pensando no pessoal nesse momento, só na equipe, em fazer de tudo o que está ao meu alcance para ajudar meus jogadores. Para sentar nessa cadeira, tem que conquistar o direito jogo a jogo.”
Em busca da Glória Eterna
Palmeiras e Flamengo farão a
Quem conquistar a América em 2025 se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores. O Flamengo conquistou a Copa em 1981, 2019 e 2022. O Palmeiras - recordista do Brasil em finais do torneio - levantou a taça em 1999, 2020 e 2021.