Após 15 temporadas atuando no futebol europeu, Jorginho foi contratado pelo Flamengo em junho, antes do Mundial de Clubes. Aos 33 anos, o volante logo assumiu a titularidade e, atualmente, já é um dos pilares da equipe de Filipe Luís. Mikel Arteta, técnico do Arsenal, abriu o jogo sobre a saída do camisa 21.
Em entrevista à ESPN, o treinador espanhol, que comanda os Gunners desde 2020 e trabalhou com Jorginho nas últimas duas temporadas, explicou como se deu a saída do volante, a quem fez vários elogios.
“Tivemos várias conversas para entender até onde queríamos caminhar juntos ou não. Ele tinha muito clara a vontade de terminar a carreira no Brasil, estava esperando uma oportunidade. Quando apareceu, eu o vi muito convicto, em todos os níveis”, iniciou Mikel Arteta.
Flamengo anuncia novo patrocinador, que investirá valor recorde no futebol brasileiro Filipe Luís abre o jogo sobre condição física de Saúl, do Flamengo De La Cruz volta aos gramados pelo Flamengo e manda recado após polêmica com médico
“Primeiro a nível pessoal, com a família, e depois no profissional, de voltar e competir no país que nasceu, de competir nesta liga. Para mim foi uma honra tê-lo aqui, aproveitei ao máximo o dia a dia com ele, não apenas como jogador, mas também como pessoa, como líder. Desejo a ele tudo de melhor”, concluiu o técnico do Arsenal.
Jorginho já soma 13 jogos com a camisa do Flamengo, com um gol e duas assistências. No Mundial de Clubes, o camisa 21 fez quatro partidas e foi um dos destaques do Rubro-Negro, que perdeu para o Bayern de Munique nas oitavas de final.
Para Arteta, que acompanhou o torneio nos Estados Unidos como espectador, a participação dos clubes brasileiros foi um dos destaques.
“Foram as equipes que mais me surpreenderam e positivamente, porque afinal vemos pouco futebol brasileiro por tudo que temos aqui na Europa também. Se tivesse que destacar duas coisas, uma seria a competitividade das equipes, com a qualidade individual, e outra seria a fluidez e a personalidade, com a dinâmica que jogaram”, avaliou.
“Estamos vendo que (os clubes do Brasil) estão muito fortes. Temos percebido pelas contratações que têm feito. É uma liga que está investindo e que também é muito forte. A participação no Mundial deu essa dimensão a toda a Europa de qual a realidade do Brasil e o que tem sido feito por aí".
Por uma vaga nas quartas da Copa
Nesta quarta (20), Jorginho disputará uma “final” contra o Internacional. Após vencer por 1 a 0 no Maracanã, Flamengo decide a vaga no Beira-Rio, nesta quarta (20).
O Rubro-Negro joga por um empate, enquanto o Colorado precisa vencer por dois gols de diferença. Se os gaúchos devolverem o placar (1 a 0, 2 a 1...), a decisão irá para os pênaltis.
Quem avançar no confronto terá o vencedor do
Líder na Série A do Brasileirão
Com a vitória no Beira-Rio, por 3 a 1, o time de Filipe Luís garantiu mais uma rodada na liderança do Campeonato Brasileiro. O Flamengo tem 43 pontos.