Sobre a presença de torcida adversária nos dois jogos, a Itatiaia apurou que a possibilidade está praticamente descartada.
No início de 2024,
A decisão consensual por torcida única nos próximos clássicos foi motivada principalmente por dois fatores: o tratamento impróprio, por parte do Atlético, destinado à torcida do Cruzeiro na Arena MRV no duelo realizado em 22 de outubro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro, e as depredações à Arena MRV realizadas pelos cruzeirenses.
Naquela ocasião, o Atlético retirou portas dos banheiros no setor visitante, inclusive os femininos, e não disponibilizou itens de higiene pessoal. A postura da direção atleticana gerou revolta na torcida cruzeirense e recebeu muitas críticas da opinião pública.
Por sua vez, o Cruzeiro teve que arcar com os prejuízos gerados ao Atlético devido às depredações. Cadeiras e catracas, dentre outros itens, foram danificados.
Dentro do prazo de dois anos com clássicos com torcida única, os clubes pretendem aprofundar o debate sobre o modelo ideal para esses jogos em Minas Gerais a partir de 2026.
Atlético x Cruzeiro na Copa do Brasil
Um levantamento feito pela Itatiaia mostra que Galo e Raposa mediram forças em confrontos eliminatórios 19 vezes desde 2001. Há equilíbrio no número de vitórias, 13 para cada lado, mas o time celeste leva vantagem nas classificações e títulos.
Neste recorte, foram dois confrontos pela Copa Sul-Minas, dois pela Copa do Brasil e 15 pelo Campeonato Mineiro.
Números gerais
- 12 classificações/títulos do Cruzeiro
- 7 classificações/títulos do Atlético
- 40 jogos
- 13 vitórias do Cruzeiro
- 13 vitórias do Atlético
- 11 empates
- 46 gols do Cruzeiro
- 40 gols sofridos