Clubes deixam a Libra e fecham com a Liga Forte União; veja quais são
Paulistas na Série B em 2024, Mirassol, Ituano, Ponte Preta e Novorizontino trocam de grupo; Botafogo-SP também fecha com a Liga Forte

A Liga Forte União anunciou nesta sexta-feira (26) a adesão de cinco clubes paulistas: Mirassol, Ituano, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo-SP disputam o Brasileiro da Série B em 2024. Os quatro primeiros deixaram a Libra e mudaram de bloco, enquanto o Botinha ainda não tinha acordo firmado com nenhum grupo.
Cruzeiro e América fazem parte da Liga Forte, enquanto o Atlético está na Libra. Os blocos negociam os direitos de transmissão da Série A do Brasileirão a partir de 2025, já que o contrato atual termina na edição de 2024.
A Libra fechou com exclusividade, para todas as plataformas, com o Grupo Globo em valor que pode chegar a R$ 1,3 bilhão anuais, a depender de quantos clubes estiverem na elite. A Liga Forte pretende fatiar seus direitos para várias plataformas e negocia com interessados.
A entrada de mais cinco membros aumenta o poder de negociação para os executivos da Liga Forte, já que o número de jogos que cada bloco terá no Brasileirão a partir de 2025 é chave para os valores contratuais. Segundo a LFU, quase 70% hoje dos 40 clubes da A e B em 2024 estão com eles.
No acordo da Libra com a Globo, o valor pode cair se não atingir ao menos nove participantes. Integrante do grupo, o Corinthians ainda não assinou o contrato com a Globo e, hoje, a Libra tem oito times na Série A sem o Timão.
A Libra tem os clubes de maior torcida do Brasil, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, mas hoje a Liga Forte conta com um bloco maior, com 31 equipes. Veja quais clubes compõem cada grupo:
Libra
- Atlético
- Bahia
- Corinthians
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- Santos
- São Paulo
- Guarani
- Sampaio Corrêa
- Vitória
Liga Forte União
- Athletico-PR
- América
- Atlético-GO
- Avaí
- Botafogo
- Botafogo-SP
- Brusque
- Chapecoense
- Ceará
- Criciúma
- CRB
- Cruzeiro
- CSA
- Cuiabá
- Figueirense
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Inter
- Ituano
- Juventude
- Londrina
- Mirassol
- Náutico
- Novorizontino
- Operário-PR
- Ponte Preta
- Sport
- Tombense
- Vasco
- Vila Nova
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.



