O
A derrota fora de casa adia uma classificação antecipada do Verdão para as quartas de final. Se tivesse vencido o duelo, estaria garantido no mata-mata. Os comandados de Abel Ferreira seguem na vice-liderança da competição, com 12 pontos, assim como o líder Novorizontino, que tem um jogo a menos, e o terceiro Bragantino.
No lado vencedor, a Pantera entra na zona de classificação para a próxima fase do torneio. O Fogão agora ocupa a oitava colocação, com 8 pontos, na frente de São Paulo e Santos, por exemplo. Pode perder uma posição dependendo do resultado do Mirassol na rodada.
Esse resultado no Estádio Santa Cruz, inclusive, quebrou um tabu de 12 anos do Tricolor sem vencer o Alviverde.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), quando recebe o Vitória, na Arena Barueri, pelo Campeonato Brasileiro. Já pelo Estadual, o próximo adversário é o Corinthians, no domingo (8), fora de casa.
O Botafogo, por sua vez, jogará apenas no sábado (7), às 18h30, diante do Guarani, em Campinas, pelo Paulistão.
Pantera é melhor no primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos da partida foram pouco brilhantes — praticamente sem chances de gol para ambos os lados. O Botafogo foi melhor e conseguiu chegar mais vezes ao ataque.
Kelvin, de fora da área, obrigou Marcelo Lomba a fazer boa defesa aos 13 minutos. O goleiro alviverde também precisou saltar após chute de Leandro Maciel desviar na zaga. A melhor chance foi com Hygor, aos 20 minutos: ele arrancou pela esquerda e invadiu a área, mas pegou mal de perna esquerda e jogou para fora.
A principal (e única) chance do Alviverde foi com Luighi, que conseguiu uma jogada individual com um belo drible em Ericson, mas na cara do gol o atacante parou em Victor Souza aos 4 minutos.
VAR é destaque no Estádio Santa Cruz
A partida ficou paralisada por cerca de 6 minutos para a árbitra Marianna Nanni revisar um possível pênalti de Giay em Hygor. Em campo, a penalidade foi assinalada, mas o VAR sugeriu — e convenceu — a juíza de que não houve falta no lance.
Minutos depois, foi a vez do Palmeiras reclamar. O Verdão queira a expulsão de Hygor por acertar a canela de Bruno Fuchs, mas o atacante do Bota recebeu apenas o amarelo — e o lance não foi revisado.
Botafogo é premiado com gol
Os donos da casa voltaram do intervalo com a mesma pegada apresentada na etapa inicial. E deu resultado. Aos 5 minutos, Bruno Fuchs afastou cruzamento para a entrada da área, mas soltou no pé de Leandro Maciel, que bateu firme, rasteiro, no canto de Marcelo Lomba. Placar aberto no Estádio Santa Cruz.
Contudo, o Botafogo ficou com um a menos logo depois. Vilar foi expulso após parar contra-ataque de Vitor Roque — ele já tinha cartão e foi para o vestiário mais cedo.
Pressão do Palmeiras não altera o placar
Com um a mais e perdendo a partida, Abel Ferreira colocou a ‘tropa de choque’ em campo. Andreas Pereira, Flaco López, Marlon Freitas, Sosa e Allan, considerados titulares, foram a campo em busca da reação.
E caiu nos pés de Allan a única chance real do Palmeiras empatar aos 44 minutos. Após uma sobrada de bola dentro da área, o garoto finalizou, a bola desviou em Roque e passou muito perto da trave esquerda do Botafogo. Foi a última grande tentativa do Verdão.