Meio-campista e ‘Cria da Toca’, Japa foi eleito o melhor jogador em campo pela Itatiaia na vitória do Cruzeiro diante do Tombense nesta quarta-feira (14), pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. O volante começou como titular, fez gol e atuou pelos 90 minutos no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Japa encontrou passe entre as linhas de marcação do Tombense e deu assistência para Kaique Kenji marcar o primeiro do Cruzeiro na partida. Pouco tempos depois, recebeu cruzamento rasteiro de Kaua Moraes para estufar as redes e fazer seu primeiro gol como profissional.
“Estou muito feliz com o primeiro gol com a camisa do gol. Feliz pela vitória e os três pontos. Importante porque o campeonato é curto. Acho que mudamos no segundo tempo, mas saímos com a vitória. Estava pensando que ano passado foi difícil para mim (por causa de lesões), então fico feliz pelo gol”, disse Japa, à Globo.
Japa em alta no mercado
Recentemente, Japa teve o nome muito citado em especulações de mercado. O meio-campista esteve envolvido na negociação do Cruzeiro pela contratação do zagueiro Vitão, que acabou por assinar com o Flamengo. Nesse caso, o clube celeste pagaria ao Internacional uma quantia e cederia Japa por empréstimo.
Como a negociação não teve desfecho positivo, o Cruzeiro não só cancelou a operação envolvendo Japa, que já estava praticamente certa, como alegou que não abrirá conversas com o Internacional por ora. Com isso, pelo menos neste início de ano, Japa permanecerá na Toca para compor o elenco comandado por Tite.
Japa no Cruzeiro
Revelado pelas categorias de base do Cruzeiro, o meio-campista Japa fez apenas em novembro o primeiro jogo oficial na temporada 2025. Isso porque ele precisou superar uma grave lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida no fim de janeiro do ano passado.