Por final, Atlético e América iniciam novo capítulo no mata-mata do Mineiro

Galo e Coelho se encontram na fase eliminatória pela 12ª vez desde 2010

Scarpa e Willian são personagens do clássico

Atlético e América medem forças neste domingo (22), na Arena MRV, pela ida das semifinais do Campeonato Mineiro. Atual hexacampeão, o Galo sonha com o sétimo título seguido, enquanto o Coelho tenta dar o troco pela final de 2025.

Os rivais históricos tiveram uma primeira fase diferente. O Atlético oscilou muito e corria o risco de ficar de fora das semifinais, mas atropelou o Itabirito por 7 a 2 na última rodada e agora chega com moral.

Já o América teve vida praticamente reversa. Mais estável, o Coelho chegou na última rodada apenas dependendo de si, mas quase ficou de fora, e só garantiu a vaga com uma virada polêmica contra o North já nos acréscimos.

Histórico favorável ao Galo

Desde 2004, quando o Mineiro adotou o atual formato (fase única + mata-mata), Atlético e América se encontraram 11 vezes na fase eliminatória, com o Galo levando a melhor em 10.

A única vez que o Coelho se deu melhor foi na final do estadual em 2016. No último encontro entre eles, na final de 2025, o Galo atropelou por 4 a 0 na ida e se deu ao luxo de perder a volta por 1 a 0 e ainda ser campeão.

Leia também

Como chega o Atlético para o clássico

A goleada acachapante na última rodada deu moral ao Atlético, que será mais uma vez comandado pelo interino Lucas Gonçalves. O Galo já tem tudo acertado com o argentino Eduardo Domínguez, mas ele nem sequer estará na Arena MRV.

O time não deve mudar muito com relação ao que atropelou o Itabirito. Se houver mudanças, será na defesa: Natanael e Preciado disputam vaga na lateral direita, e Alonso e Vitor Hugo na zaga ao lado de Ruan.

Como chega o América para o clássico

Após a virada emocionante sobre o North, o Coelho foi de eliminado para equipe com a segunda melhor campanha no Mineiro. Esse resultado fez a equipe de Alberto Valentim ter o direito de decidir a semifinal em casa, no Independência.

Para a partida da Arena MRV, neste domingo (21), o América deve ir a campo com um esquema de três volantes, semelhante ao time que empatou com o Atlético por 1 a 1, na fase anterior. Amaral, Yago Souza e Person devem formar um trio à frente da zaga.

Já no ataque, Willian Bigode, recuperado da lesão que o afastou do início da temporada, treinou normalmente durante a semana e deve comandar o setor ofensivo americano.

Atlético x América

Provável escalação do Atlético

Everson; Preciado (Natanael), Ruan e Junior Alonso (Vitor Hugo) e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon e Victor Hugo; Scarpa (Bernard), Dudu e Hulk. Técnico: Lucas Gonçalves.

Provável escalação do América

Gustavo; Léo Alaba, Ricardo Silva, Emerson e Artur; Felipe Amaral, Eduardo Person, Yago Souza e Thauan Willians (Gabriel Barros); Segovinha e Willian Bigode. Técnico: Alberto Valentim.

  • Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro;
  • Data e horário: domingo, 22 de fevereiro de 2026, às 18h (de Brasília);
  • Local: Arena MRV, em Belo Horizonte;
  • Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP);
  • Assistentes: Brígida Cirilo (AL) e Thiago Labbes (SC);
  • Árbitro de vídeo - VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.
Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...