Ouvindo...

Série B: 1º turno termina com equilíbrio em brigas por título, G4 e contra Z4

Todas as 20 equipes da Segunda Divisão completaram as primeiras 19 rodadas da primeira parte

Taça da Série B do Campeonato Brasileiro

Com os dois jogos desta terça-feira (29), todos os 20 clubes completaram as 19 rodadas do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O Goiás, terminou como o “campeão” simbólico da primeira metade do torneio com apenas dois ponto de vantagem, com 36 pontos. Na outra ponta da tabela, o Botafogo-SP amarga a lanterna, com 18 pontos.

Os dois últimos jogos da 19ª rodada foram o empate do Goiás com o Remo e o triunfo do Criciúma sobre o Cuiabá.

Mas o que está em jogo nas próximas 19 rodadas? Quais clubes brigam pelo acesso? E como estão as campanhas de América e Athletic, os representantes mineiros desta edição?

Título em aberto?

O Esmeraldino tem apenas dois pontos de vantagem na liderança. Por isso, a briga pelo título da Série B segue em aberto — especialmente entre os três primeiros colocados. Goiás (37 pontos), Coritiba (35) e Novorizontino (34) já alternaram entre a 1ª e 2ª colocações ao longo da competição.

Nos confrontos diretos até aqui, os resultados se equilibram: o Goiás venceu o Coritiba na 7ª rodada, mas perdeu para o Novorizontino na 18ª. Já o duelo entre Novorizontino e Coritiba, ainda na 3ª rodada, terminou empatado.

Veja quando serão os confrontos entre os três principais candidatos ao título no returno:

  • 22ª rodada – Novorizontino x Coritiba – 14/08, no Jorge Ismael Biasi (Novo Horizonte)
  • 26ª rodada – Coritiba x Goiás – 20/09, no Couto Pereira (Curitiba)
  • 37ª rodada – Goiás x Novorizontino – 15/11, no Hailé Pinheiro (Goiânia)

O Goiás enfrentará o Novorizontino em casa e viajará para encarar o Coritiba fora, cenários que podem ser decisivos na reta final.

+ Veja a tabela completa da Série B

Briga contra o rebaixamento

A luta contra a queda também promete ser acirrada. Apenas três pontos separam o lanterna Botafogo-SP (18 pontos) do 15º colocado, o América (21).

Encerram a primeira metade do campeonato na zona de rebaixamento:

Linha tênue das campanhas medianas

O grupo intermediário da tabela está embolado: apenas cinco pontos separam o 4º (Chapecoense) do 11º colocado (Athletic-PR) — ou seja, duas vitórias podem colocar um time na briga pelo acesso.

Esse cenário indica uma disputa intensa tanto na parte de cima quanto na de baixo da tabela. O Paysandu, que abre a zona de rebaixamento, está a apenas cinco pontos do 10º colocado, o CRB. Isso mostra que equipes de desempenho mediano estão em uma linha tênue entre o sonho do acesso e o pesadelo da queda para a Série C.

Athletic: a grata surpresa mineira

De maneira surpreendente, o melhor mineiro na primeira parte da Série B de 2025 é justamente o estreante. Após sofrer nas primeiras rodadas, o Athletic se encontrou na competição. Isso ocorreu justamente após a mudança de treinador.

Roger Silva foi demitido na 10ª rodada, e Rui Duarte assumiu a partir da 12ª. Desde então, o “Esquadrão de Aço” acumulou bons resultados, deixando a 18ª colocação para chegar ao 12º lugar, com 23 pontos.

América decepciona

O América teve um desempenho abaixo das expectativas neste primeiro turno. A equipe iniciou a Série B sob o comando de William Batista, mas, após 10 rodadas e apenas 13 pontos conquistados, a diretoria optou por uma mudança: Enderson Moreira, velho conhecido da torcida, assumiu o time.

No entanto, a troca ainda não surtiu o efeito desejado. Nas nove rodadas seguintes, o Coelho somou apenas oito pontos e, hoje, flerta com a zona de rebaixamento. Com 21 pontos, a equipe mineira ocupa atualmente a 15ª posição.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.