O
A ‘lei do ex’ apareceu no clássico estadual pela Segunda Divisão da competição nacional com Barreto, que abriu o placar para o Leão da Ilha no início do primeiro tempo. Jhonata Robert empatou logo na sequência para o Tigre.
O garoto Thayllon, de apenas 18 anos, decidiu o confronto na reta final. O gol aconteceu logo depois da expulsão de Marcinho, da equipe carvoeira.
Com o resultado, o Avaí chegou a 23 pontos e entrou no G4. Já o Criciúma se mantém na 15ª colocação com 16 pontos.
Como foi o jogo
A primeira grande oportunidade surgiu aos 6' minutos do primeiro tempo com Marquinhos Gabriel. Cléber puxou contra-ataque pela esquerda e tocou para o camisa 10 do Avaí, que chutou para defesa de Alisson.
Na sequência, o Leão da Ilha marcou um gol após cobrança de escanteio. O árbitro, porém, assinalou falta de Jonathan Costa no goleiro do Criciúma. O zagueiro ‘trombou’ no camisa 1 do Tigre antes de Mário Sérgio empurrar para a rede.
Barreto abre o placar para o Avaí
A pressão do Avaí nos primeiros minutos da partida surtiu efeito aos 12'. Em jogada de Marquinhos Gabriel, a bola parou em Barreto, ex-Criciúma, que abriu o placar: 1 a 0 para os visitantes.
O goleiro Alisson ainda chegou a tocar na bola. Contudo, não conseguiu evitar a ‘lei do ex’.
Criciúma empata na sequência
Apesar do momento favorável ao Avaí, o Criciúma conseguiu empatar logo aos 18'. A jogada começou com Nicolas, que fez o pivô e achou Luiz Henrique na esquerda. O meia improvisado na lateral cruzou para área e encontrou Jhonata Robert, autor de um ‘chutaço’ no canto de Igor Bohn: 1 a 1.
O time carvoeiro tomou um contra-ataque perigoso logo em seguida, após falha da defesa. Alisson precisou trabalhar novamente e defendeu um arremate de João Vítor.
A partir do gol, o Criciúma cresceu no jogo e pressionou o Avaí no restante da etapa inicial. Mas uma nova grande chance surgiu apenas no segundo tempo.
Segundo tempo
Com 19', Diego Gonçalves ficou na cara do gol e chutou no travessão. Chance clara para o Criciúma virar a partida. Na sequência, Nicolas arriscou um arremate de longe e parou nas mãos de Igor Bohn.
Aos 35', o lateral-direito Marcinho foi expulso após interromper contra-ataque letal do Avaí. Com isso, o Criciúma ficou em desvantagem numérica dentro das quatro linhas na reta final do jogo.
Avaí marca no fim
Aos 42', o Avaí ficou à frente do placar novamente. Thayllon, 18 anos, entrou no fim da partida e resolveu a parada. A bola sobrou para o atacante dentro da área, e ele não desperdiçou.
O gol garantiu o resultado e colocou o Avaí na zona de acesso da Série B do Campeonato Brasileiro.
Criciúma 1 x 2 Avaí
Criciúma
Alisson; Marcinho, Rodrigo Fagundes, Zé Gabriel, Luciano Castán e Luiz Henrique (Felipinho, 15 2ºT); Matheus Trindade, Guilherme Lobo (Morelli, 22 2ºT), Jhonata Robert (Jean Carlos, 15 2ºT) e Diego Gonçalves (João Carlos, 45 2ºT); Nicolas (Sassá, 45 2ºT). Técnico: Eduardo Baptista.
Avaí
Igor Bohn; Marcos Vinicius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio; Barreto (JP, 25 2ºT), João Vitor, Andrey (Hygor, 39 2ºT), Marquinhos Gabriel e Emerson Ramon (Thayllon, 25 2ºT); Cléber (Alef Manga, 39 2ºT). Técnico: Jair Ventura.
Motivo: 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de junho (sexta-feira) de 2025, às 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols:
Jhonata Robert (18min 1ºT), do Criciúma
Barreto (12min 1ºT), Thayllon (42min 2ºT), do Avaí
Cartões amarelos:
Barreto (34min 1ºT) e Jonathan Costa (34min 2ºT), do Avaí
Cartão vermelho:
Marcinho (36min 2ºT), do Criciúma
Público: 9.153 torcedores
Renda: R$ 188.560,00