Ouvindo...

Clubes do Sul dominam topo da Série B e podem ‘reforçar’ elite nacional em 2026

Coritiba, Chapecoense e Criciúma são os três primeiros colocados na Segunda Divisão; Athletico-PR está na briga pelo acesso, que ainda conta com times de outras regiões

Coritiba e Criciúma estão na luta pelo título da Série B

A tabela da Série B do Campeonato Brasileiro tem três clubes da Região Sul no topo. O Coritiba é o líder com 57 pontos. Chapecoense e Criciúma estão logo atrás e completam o ‘pódio’, com 54 cada.

O domínio dos clubes do Sul só não é predominante porque o Remo, com a mesma pontuação das equipes catarinenses citadas acima, ocupa a 4ª colocação.

O Novorizontino vem na sequência com os mesmos 54. O Goiás tem 52 e não para de decair na tabela. Em seguida está o Athletico-PR, com 50 pontos, empatado com o Cuiabá.

Metade das oito primeiras equipes na Segunda Divisão nacional são do Sul do Brasil. Três estão, neste momento, subindo para a Série A de 2026.

Grêmio, Internacional e Juventude são os times da região na competição nacional em 2025. Os dois primeiros estão fora da zona de rebaixamento, enquanto o terceiro ocupa o 18º lugar.

Restam cinco rodadas para o fim da Série B. Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coritiba tem 93,6% de probabilidade de subir. A Chapecoense soma 68,9% e o Criciúma tem 67,8%.

Veja a probabilidade de acesso dos times na Série B

*números válidos até o fim da 33ª rodada

  1. Coritiba — 93,6%
  2. Chapecoense — 68,9%
  3. Criciúma — 67,8%
  4. Novorizontino — 59,9%
  5. Remo — 49,4%
  6. Athletico-PR —24,2%
  7. Goiás — 20,5%
  8. Cuiabá — 9%
  9. CRB — 3,8%
  10. Atlético-GO — 3%
Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.