Ouvindo...

América recebe Remo para voltar a vencer e se afastar do Z4 da Série B

Coelho está há seis jogos sem vitória na competição e busca reabilitação em casa

Diogo Giacomini assume o América na vaga de Enderson Moreira

Em fase ruim, o América busca reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (9), às 16h (de Brasília), o Coelho recebe o Remo, no Independência, em Belo Horizonte, e tenta voltar a vencer na competição. O duelo da 21ª rodada será o primeiro jogo da equipe após a saída do técnico Enderson Moreira.

O América foi o segundo pior time da Série B durante a terceira passagem de Enderson Moreira no comando técnico do clube. No último domingo (3), o trabalho do treinador de 53 anos foi interrompido. A ‘gota d’água’ foi a derrota para o Botafogo-SP, no sábado (2), pela 20ª rodada da Segunda Divisão.

O agora ex-técnico do Coelho comandou a equipe em apenas dez jogos, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas - um aproveitamento de 26,6%. Foram 12 gols marcados e 16 sofridos. Nesse cenário, o clube conquistou apenas oito pontos na Segunda Divisão. Apenas o CRB, com sete pontos, teve desempenho pior que o América de Enderson Moreira.

Na vaga do treinador demitido, Diogo Giacomini assume interinamente o comando da equipe. Ele estará à frente do time no duelo contra o Remo.

Também nesta semana, o América demitiu o diretor de futebol Fred Cascardo. Para o seu lugar, o clube contratou Paulo Assis, que já havia passado pela diretoria americana.

Risco de queda

Com o fim da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou as probabilidades de queda à Série C. O risco de rebaixamento do América é grande.

Atualmente, o Coelho soma 51,6% de chances de cair para a Terceira Divisão, sendo a terceira equipe com maior probabilidade.

Situação dos times

O América tenta fazer deste confronto da 21ª rodada uma virada de chave no campeonato. O time alviverde está na 16ª colocação da Série B, com 21 pontos - mesmo número dos três primeiros times do Z4. Volta Redonda, Botafogo-SP e Paysandu estão empatados com o Coelho. O lanterna é o Amazonas, com 20 pontos.

Já o Remo vive situação distinta na tabela. O clube paraense está na sexta colocação, com 30 pontos, e almeja entrar no G4 da Série B. O último time que está na zona de classificação à Primeira Divisão é a Chapecoense, em quarto lugar, com 33 pontos.

Escalações

O América tem um único desfalque para enfrentar o Remo no Independência. O meio-campista Fernando Elizari recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Botafogo-SP, na última rodada, e será ausência. Em seu lugar, o técnico Diogo Giacomini deve escalar o volante Miqueias.

Com a mudança no meio de campo, Diogo Giacomini deverá mandar o América a campo com Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão, Paulinho Ibelli; Kauã Diniz, Miqueias, Miguelito; Stênio, Figueiredo e William Bigode.

Já o Remo não terá o artilheiro Pedro Rocha, ex-Cruzeiro, suspenso após a expulsão na derrota em casa por 2 a 0 para a Ferroviária. O técnico António Oliveira, no entanto, ganha duas novidades para o jogo com o América: o meia Régis, de volta após cumprir suspensão, e o zagueiro Klaus, recuperado de lesão.

O Remo deve entrar em campo com: Marcelo Rangel; Nathan Santos, Camutanga, Reynaldo e Sávio; Caio Vinícius, Cantillo e Pavani; Marrony, Nico Ferreira (Janderson) e Matheus Davó.

América x Remo

América

Dalberson; Mariano, Ricardo Silva, Lucão, Paulinho Ibelli; Kauã Diniz, Miqueias, Miguelito; Stênio, Figueiredo e William Bigode. Técnico: Diogo Giacomini.

Remo

Marcelo Rangel; Nathan Santos, Camutanga, Reynaldo e Sávio; Caio Vinícius, Cantillo e Pavani; Marrony, Nico Ferreira (Janderson) e Matheus Davó. Técnico: António Oliveira.

Motivo: 21ª rodada da Série B
Data e horário: sábado, 9 de agosto, às 16h (de Brasília)
Estádio: Independência
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Thiago Filemon Soares Pinto (RJ)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

Leia também

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.