A troca de comando técnico na mesma 10ª rodada provocou efeitos opostos nos dois representantes de Minas Gerais na
Efeito Rui Duarte no Athletic
O Athletic, que ocupava a 18ª colocação quando demitiu Roger Silva na 10ª rodada, vive uma fase de recuperação. Com Rui Duarte à frente da equipe a partir da 12ª rodada, o Esquadrão de Aço reencontrou a competitividade e se afastou da zona de rebaixamento. Atualmente, ocupa a 12ª posição com 23 pontos e respira mais aliviado na tabela.
Desempenho antes de Rui Duarte
- 2 vitórias
- 8 derrotas
Depois de Rui Duarte
- 2 derrotas
- 2 empates
- 5 vitórias
Enderson Moreira e o drama do América
Já o América, que iniciou a Série B sob o comando de William Batista, acumulava 13 pontos em 10 jogos quando decidiu apostar em Enderson Moreira, velho conhecido da torcida.
No entanto, o retorno do treinador não trouxe os efeitos esperados. Em nove partidas sob sua gestão, o Coelho somou apenas oito pontos — um desempenho que deixou o time na 15ª colocação, com 21 pontos, a apenas um da zona de rebaixamento.
Com William Batista
- 5 - empates
- 1 - derrotas
- 4 - vitórias
Com Enderson Moreira
- 2 - empates
- 5 - derrotas
- 2 - vitórias
O momento é delicado: o América não vence há cinco rodadas e amarga, se consideradas apenas as últimas dez partidas, a pior campanha da Série B, com aproveitamento de apenas 26,67% — segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG. Foram seis derrotas, dois empates e apenas duas vitórias nesse período.
Próximos jogos de América e Athletic
O Coelho volta a campo no sábado, dia 2 de agosto, às 18h30, diante do Botafogo-SP, fora de casa. Já o Athletic enfrenta o Atlético-GO na próxima segunda-feira (4), às 19h, em São João del-Rei, buscando manter a boa fase e seguir subindo na tabela.