Itatiaia

Vasco vira sobre o Grêmio em Porto Alegre e 'embola' briga contra o Z4 do Brasileiro

Villasanti abriu o placar, mas Thiago Mendes e Colidio fizeram os gols da vitória neste sábado (12)

Por
Thiago Mendes fez um dos gols do Vasco • Matheus Lima/Vasco

O Grêmio saiu na frente, mas cedeu a virada para o Vasco neste sábado (12), pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Villasanti abriu o placar no primeiro tempo do duelo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), mas, em quatro minutos, Thiago Mendes deixou tudo igual e Colidio fechou o 2 a 1 na segunda etapa.

Com o resultado, o Tricolor permanece em 15º lugar, com 28 pontos, mas vê o Cruzmaltino chegar no mesmo número, em 17º lugar. O Mirassol também compartilha a pontuação.

O próximo compromisso do Grêmio será contra o Botafogo, na quarta-feira (16), ás 19h30 (de Brasília). A partida atrasada do primeiro turno será realizada no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Já o Vasco encara o Santa Fe, da Colômbia, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. O duelo decisivo será realizado em São Januário, a partir das 19h (de Brasília) desta terça-feira (15).

Pelo Brasileiro, o Cruzmaltino volta a campo no sábado (19), às 20h30 (de Brasília), diante do Coritiba, novamente em casa.

Tabu na Arena do Grêmio

Arena do Grêmio, em Porto Alegre, durante o duelo com o Vasco • Nikolas Mondadori/Itatiaia
Arena do Grêmio, em Porto Alegre, durante o duelo com o Vasco • Nikolas Mondadori/Itatiaia

O Vasco quebrou um tabu ao vencer o Grêmio na Arena, em Porto Alegre. O Cruzmaltino jamais havia batido o Imortal no estádio em questão.

Eram 10 enfrentamentos, todos com triunfo dos gaúchos. Pela primeira vez os cariocas ganharam e não foram derrotados no estádio gremista.

Como foi o jogo

O jogo começou brigado, e a primeira boa oportunidade surgiu pelo lado do Vasco.

Aos 10 minutos da etapa inicial, Adson recebeu na intermediária, correu para o ataque e chutou com 'veneno', rente à trave de Weverton, para fora.

Vasco perde grande chance

Aos 17', Robert Renan apareceu na zona ofensiva como um meio-campista, lançou para Adson, sozinho, cabecear pela linha de fundo.

O atacante do Cruzmaltino superou a defesa do Grêmio e ficou na cara do gol, mas desperdiçou.

Grêmio tenta resposta

Com 20', Diego Caito foi o responsável pela primeira chance gremista. O lateral-direito apareceu como um atacante e finalizou na entrada da área para a defesa de Léo Jardim.

Quatro minutos depois, o Vasco tocava a bola no campo de defesa, e o goleiro saiu jogando, mas perdeu a bola. Tetê tomou a posse e, de muito longe, arrematou sem força e longe da meta.

Aos 28', os cariocas se mandaram para o ataque e Tchê Tchê, próximo à meia-lua, chutou fraco para defesa de Weverton.

Weverton e Léo Jardim salvam

Em contra-ataque, o Vasco parou novamente em Weverton. Aos 35', o goleiro do Grêmio defendeu um chute à queima-roupa, de primeira, proferido por Tchê Tchê — após passe de Andrés Gómez.

Logo na sequência, os mandantes tabelaram até a bola chegar em Tetê que, na entrada da área, finalizou no canto e parou em Léo Jardim.

Villasanti abre o placar

Villasanti celebra gol • Lucas Uebel/Grêmio
Villasanti celebra gol • Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo com Villasanti. O lateral-direito Paulo Henrique perdeu a bola para Jovane Cabral que, na lateral da área do Vasco, arrematou cruzado para defesa de Léo Jardim. Na sobra, o paraguai apareceu e converteu: 1 a 0.

Segundo tempo

O Vasco se jogou para o ataque em busca do empate contra o Grêmio. A primeira oportunidade do segundo tempo, porém, aconteceu pelo lado dos mandantes.

Aos 10', Diego Caito chutou para defesa de Léo Jardim. Na sobra, Carlos Vinicius se atrapalhou e, mesmo dentro da pequena área, perdeu o gol.

Na sequência, os visitantes acharam um contra-ataque muito periogoso, mas Gómez parou em Weverton.

A partida ficou 'truncada'. Uma nova chance surgiu aos 30'.

Vasco empata e vira

Colidio fez o gol da vitória do Vasco • Matheus Lima/Vasco
Colidio fez o gol da vitória do Vasco • Matheus Lima/Vasco

Aos 30', o Vasco aproveitou a sobra de um bate rebate e empatou com Thiago Mendes. O volante apareceu dentro da área para finalizar no canto de Weverton: 1 a 1.

Andrés Gómez foi importante na jogada, e Lescano, recém-contratado, escorou a bola para o capitão do Cruzmaltino finalizar com êxito.

Logo em seguida, com 34', um novo ataque do Vasco terminou com o gol de Colidio. Nardoni falhou e permitiu a tabela do atacante argentino com Bruno Duarte para fazer 2 a 1 e fechar o marcador.

Grêmio 1 x 2 Vasco

Escalação do Grêmio

Weverton; Diego Caito, Kannemann (Matheus Nascimento), Wallace e Pedro Gabriel; Noriega, Villasanti e Krovinovic; Tetê (Enamorado), Carlos Vinicius e Jovane Cabral (Nardoni). Técnico: Luís Castro.

Escalação do Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Cuesta (Lescano), Robert Renan e Cuiabano (Lucas Piton); Sosa, Tchê Tchê (Jair) e Thiago Mendes; Andrés Gómez, Adson (Bruno Duarte) e Colidio. Técnico: Pedro Emanuel.

  • Gols: Villasanti (Grêmio); Thiago Mendes, Colidio (Vasco)
  • Cartões amarelos: Pedro Gabriel, Wallace, Diego Caito (Grêmio); Tchê Tchê, Cuiabano, Robert Renan (Vasco)
  • Cartão vermelho: nenhum
  • Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
  • Público: 34.297 torcedores
  • Renda: R$ 2.032.486,81
  • Data e hora: 12 de setembro (sábado) de 2025, às 16h (de Brasília)
  • Árbitro: Raphael Claus (SP)
  • Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Alex dos Santos (SP)
  • Árbitro de vídeo: Marcio Henrique de Gois (SP)
Por

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais
 

 

Belo Horizonte