No brilho de Matheus Pereira, o
A vitória deixa a Raposa, momentaneamente, na vice-liderança, com 44 pontos. Para seguir nessa posição, o time precisa torcer por tropeço do Palmeiras, que tem 42, neste domingo (31), às 18h30 (de Brasília), contra o Corinthians, fora de casa.
Derrotado, o Tricolor Paulista estacionou nos 32 pontos e continua em sétimo lugar.
Com a parada para a Data Fifa, as equipes terão dias de descanso. O Cruzeiro volta a jogar em 11 de setembro, às 19h (de Brasília), no Mineirão, contra o Atlético, na volta das quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o jogo seguinte será contra o Bahia, fora de casa, no dia 15, às 20h (de Brasília).
Eliminado da Copa do Brasil, o São Paulo tem como próximo rival o Botafogo, no dia 14, às 17h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Clima de amizade entre as torcidas
Antes do jogo, o que se viu foi um clima amistoso e de confraternização entre as duas torcidas. Uniformizados, são-paulinos e cruzeirenses dividiram os mesmos espaços nos arredores do Mineirão.
Times mudados
No lado celeste, Leonardo Jardim promoveu uma troca em relação ao time que venceu o Atlético, na quarta-feira (27), pela Copa do Brasil. O volante Christian foi poupado e deu lugar a Matheus Henrique.
Já o técnico Hernán Crespo teve que conviver com muitos desfalques para escalar o São Paulo. Em relação ao último jogo, o lateral Enzo Díaz, o volante Marcos Antônio e o atacante André Silva estão fora. Eles foram substituídos por Patryck, Rodriguinho e Luciano, respectivamente.
O jogo
O Cruzeiro teve dificuldades no primeiro tempo. Logo nos minutos iniciais, a equipe celeste apresentou momentos de desconcentração e viu o São Paulo criar boas chances para marcar.
Depois, o time celeste passou a apostar em chutes de longa distância como alternativa. O goleiro Rafael trabalhou e o 0 a 0 não saiu do placar.
A etapa final começou aberta. Empurrado por seu torcedor, o Cruzeiro tentou mudar o panorama do primeiro tempo e partiu para cima em busca do primeiro gol. Foi nesse ritmo que Matheus Pereira balançou as redes, de falta.
Como era de se esperar, o São Paulo se lançou para o ataque depois de sofrer o primeiro gol.
Gabigol acionado no intervalo
Aniversariante do dia, Gabigol foi acionado por Leonardo Jardim no intervalo do jogo. O camisa 9 de 29 anos entrou na vaga de Kaio Jorge, que teve uma atuação discreta.
Matheus Pereira chama a responsabilidade!
Em grande momento, Matheus Pereira marcou o gol do Cruzeiro no jogo. Aos 19 minutos do segundo tempo, o camisa 10 balançou as redes em cobrança de falta. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Rafael, que nada pôde fazer.
Gol muda o panorama
Depois que abriu o placar, o Cruzeiro passou a dominar as ações. A torcida celeste se inflamou e o time conseguiu deixar o São Paulo em apuros em diferentes lances.
Reencontro com Dinenno
Pela primeira vez, Juan Ignacio Dinenno reencontrou a torcida do Cruzeiro. O ex-celeste foi acionado por Crespo aos 33 minutos do segundo tempo, na vaga de Luciano.
Sinisterra estreia
Reforço para a sequência da temporada, Luis Sinisterra estreou pela Raposa diante do São Paulo. Ele entrou em campo aos 40 minutos do segundo tempo no lugar de Lucas Silva.
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Sinisterra), Matheus Henrique e Matheus Pereir (Kauã Prates); Kaio Jorge (Gabigol) e Wanderson (Eduardo). Técnico: Leonardo Jardim.
São Paulo
Rafael, Sabino, Alan Franco e Nahuel Ferraresi; Cédric, Bobadilla, Pablo Maia, Rodriguinho e Patryck; Luciano (Dinenno) e Ferreira (Tapia). Técnico: Hernán Crespo.
Motivo: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de agosto de 2025, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Wagner Reway (SC)
Gols: Matheus Pereira (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Lucas Villalba (Cruzeiro); Luciano, Patryck e Rodriguinho (São Paulo)
Cartão vermelho:
Público: 36.882 presentes
Renda: R$ 2.175.177,30