Juventude para no goleiro Ronaldo e só empata com o Bahia pelo Brasileirão

Partida da 36ª rodada foi realizada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Everton Ribeiro, do Bahia, e Nenê, do Juventude, capitães das equipes

O Juventude até tentou, mas só empatou com o Bahia na noite desta sexta-feira (28), em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Ronaldo foi o grande nome da partida realizada no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e evitou gols do Papo com defesas importantes.

O resultado foi pior para o Juventude, que segue na vice-lanterna do Brasileirão e fica muito mais próximo do rebaixamento para a Série B. Já o Bahia, perdeu posição para o Fluminense e fica mais distante da vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

Bahia e Juventude voltam a campo na próxima quarta-feira (3), pela 37ª rodada, a penúltima do Brasileirão. Às 15h (de Brasília), o Tricolor recebe o Sport na Arena Fonte Nova, enquanto o Papo encara o Santos mais uma vez no Alfredo Jaconi, às 19h.

O jogo

Na metade do primeiro tempo o domínio foi do Bahia. Apesar disso, o Tricolor só conseguiu abrir em jogada de contra-ataque. Everton Ribeiro tabelou com Willian José, que abriu na direita para Ademir. O Fumacinha carregou para dentro e finalizou bonito de esquerda para marcar um belo gol.

Sete minutos depois, no entanto, o Juventude chegou ao empate com gol de Gabriel Taliari. O centroavante do Papo aproveitou vacilo de Gabriel Xavier na marcação e chutou de esquerda no canto, sem chances para o goleiro Ronaldo.

Segundo tempo

O Juventude já havia terminado os primeiros 45 minutos melhor que o Bahia e, na segunda etapa, foi para o tudo ou nada. Os donos da casa chegaram a virar o placar com um golaço de bicicleta de Marcos Paulo, que foi anulado por impedimento.

Com o decorrer da etapa final, o Juventude foi crescendo a pressão sobre o Bahia e empilhando chances desperdiçadas. Em noite inspirada, o goleiro Ronaldo fez pelo menos quatro grandes defesas.

O Tricolor tentava ameaçar nos contra-ataques, mas pecou demais no momento da conclusão das jogadas. A bola teimou em entrar no segundo tempo e o apito final praticamente confirmou o rebaixamento do Juventude.

Leia também

Juventude 1 x 1 Bahia

Juventude

Jandrei; Luan Freitas (Ênio), Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Reginaldo (Everthon), Caíque (Jadsom), Mandaca, Nenê (Matheus Babi) e Marcelo Hermes; Rafael Bilu (Edison Negueba) e Gabriel Taliari - Técnico: Thiago Carpini.

Bahia

Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas (Erick) e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir, Erick Pulga (Tiago) e Willian José (Cauly) - Técnico: Rogério Ceni.

Gols

Ademir (20min1ºT), para o Bahia
Gabriel Taliari (27min1T), para o Juventude

Cartões amarelos

Rodrigo Sam e Caíque (Juventude)
Acevedo e Jean Lucas (Bahia)

  • Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data e horário: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
  • Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
  • Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
  • VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...