Ouvindo...

Gabigol brilha, Cruzeiro goleia Juventude e se mantém na liderança do Brasileirão

Cruzeiro não tomou conhecimento do Juventude e fez 4 a 0 no Mineirão

Gabigol, do Cruzeiro, comemora gol sobre o Juventude pelo Brasileirão

O Cruzeiro não tomou conhecimento do adversário e goleou o Juventude por 4 a 0, neste domingo (20), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Christian, Gabigol, duas vezes, e Eduardo. Mais de 50 mil torcedores compareceram ao Gigante da Pampulha e acompanharam mais uma vitória do líder da competição nacional.

Com o triunfo, o Cruzeiro se mantém na ponta da tabela do Brasileirão. O time celeste soma 33 pontos em 15 jogos, e aproveitamento de 73%.

Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o Corinthians, adversário da próxima quarta-feira (23), às 19h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. Já o Juventude recebe o São Paulo, na quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.

O jogo

Com seis mudanças em relação ao time que venceu o Fluminense na rodada anterior, o Cruzeiro entrou em campo para desafiar o Juventude. A equipe titular deste domingo não teve o goleiro Cássio (suspenso), o lateral-direito Fagner (substituído por William), Lucas Silva e Wanderson (ambos poupados).

Kaiki retornou após cumprir suspensão e começou entre os onze iniciais.

Com tantas mudanças e pelo estilo de jogo do Juventude, a equipe de Leonardo Jardim teve dificuldades. O adversário veio a Belo Horizonte para jogar por “uma bola”. Consequentemente, também para não deixar o Cruzeiro jogar.

No gramado, o técnico Cláudio Tencati armou sua equipe com dez jogadores atrás da linha da bola. Apenas o atacante Gilberto se posicionava no meio dos zagueiros do Cruzeiro, em faixa mais avançada do campo. Com essa retranca armada, o Cruzeiro teve dificuldade.

Como o “ferrolho” do Juventude estava armado, a equipe celeste explorava muito os cruzamentos para a área. Faltava capricho, já que as tentativas não foram bem sucedidas.

Kaio Jorge Garçom e Gabigol artilheiro

Mas, a qualidade do Cruzeiro em relação aos gaúchos era maior. Em um lance rápido, o primeiro gol da partida após muitas tentativas. Em um “lance invertido”, Kaio Jorge deu assistência para Christian, que abriu o marcador.

No segundo tempo, o Cruzeiro teve mais espaço para criar as jogadas. O Juventude, em desvantagem no placar, se abriu mais na tentativa de empatar a partida.

Mais ligado, foi o Cruzeiro que fez outro gol. Logo no começo da etapa complementar, Gabigol, após passe de Kaio Jorge, ampliou o marcador.

A equipe de Leonardo Jardim não demorou a ampliar. Em dia inspirado, Gabigol anotou o seu segundo gol, dessa vez em cobrança de pênalti.

A penalidade foi marcada após o árbitro Lucas Casagrande ser auxiliado pelo VAR. Kaio Jorge recebeu um pisão no tornozelo, dentro da área.

E ainda teve tempo para o quarto gol. Eduardo aproveitou de cabeça, após toque de Bolasie: 4 a 0.

Preocupação para Jardim

No segundo tempo, Kaio Jorge e Lucas Silva deixaram o campo reclamando de dor. O atacante pelo lance do pênalti, pelo pisão que sofreu no tornozelo. Já o volante saiu do jogo com problema no joelho.

Ex-Cruzeiro no Juventude

A partida entre mineiros e gaúchos marcou o reencontro de alguns jogadores do Juventude com o Cruzeiro. Casos do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, do volante Jadson e do atacante Gilberto. O trio vestiu a camisa celeste em épocas distintas.

Marcelo Hermes esteve no Cruzeiro em 2018. Jadson entre 2018 e 2020, enquanto Gilberto passou pela Toca da Raposa II em 2023.

Além desses, o atacante Gabriel Veron é outro ex-Cruzeiro no Juventude. O jogador, que começou a partida no banco de reservas e entrou no segundo tempo, foi anunciado como reforço do Ju na semana passada.

Homenagem para Matheus Pereira

A diretoria do Cruzeiro entregou uma homenagem ao meia-atacante Matheus Pereira. Antes da partida contra o Juventude, no Mineirão. o camisa 10 recebeu das mãos da diretoria um quadro pelos cem jogos disputados pelo clube celeste.

Pereira não começou no time titular contra o Juventude. O meio-campista foi poupado por decisão do técnico Leonardo Jardim.

Matheus Pereira fez o centésimo jogo com a camisa do Cruzeiro na goleada por 4 a 1 em cima do Grêmio, no dia 13 de julho, no Mineirão, na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols do Cruzeiro

Aos 38 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge recebeu passe na entrada da área. O camisa 19 dominou, ajeitou a bola e tentou um voleio. A bola sobrou para Christian, que não perdoou: 1 a 0.

Aos 5 minutos do segundo tempo, Kaio Jorge acelerou no ataque e inverteu o lance para Gabigol. O camisa 9, bem posicionado, não perdeu a chance de ampliar: 2 a 0.

Aos 17 minutos do segundo tempo, Gabigol marcou pela segunda vez. O camisa 9 fez de pênalti, marcado pelo árbitro Lucas Casagrande, após auxílio do VAR. A penalidade foi originada por um pisão do zagueiro do Juventude no tornozelo do atacante Kaio Jorge: 3 a 0.

Aos 46 minutos do segundo tempo, Matheus Pereira trama com Bolasie. O franco-anglo-congolês ajeitou para o gol de cabeça de Eduardo: 4 a 0.

Cruzeiro 4 x 0 Juventude

Cruzeiro

Léo Aragão; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Lucas Silva) (Walace), Eduardo, Christian (Wanderson) e Gabigol (Bolasie); Marquinhos e Kaio Jorge (Matheus Pereira). Técnico: Leonardo Jardim

Juventude

Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo (Abner) e Marcelo Hermes; Caíque, Jadson, Hudson (batalla), Jadson e Mandaca (Alan Ruschel); Gabriel Taliari (Matheus Babi) e Gilberto (Gabriel Veron). Técnico: Cláudio Tencati

Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Domingo (20 de julho), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Andrey Luiz de Freitas
VAR: Wagner Reway (SC)
Gols: Christian (38min1ºT); Gabigol (5min2ºT) e (17min2ºT); Eduardo (46min2ºT)
Cartão amarelo: Bolasie (CRU); Marcos Paulo, Caíque (JUV)
Cartão vermelho: Não houve
Público: 52.850 torcedores
Renda: R$ 3.567.004,98

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.