Em jogo aberto e marcado por muito equilíbrio, Botafogo e Santos empataram neste domingo (26) por 2 a 2, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O argentino Joaquín Correa colocou fim à seca de gols e balançou as redes duas vezes no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No Peixe, Souza e Barreal marcaram.
Com o resultado, o Botafogo seguiu na zona de classificação para a Copa Libertadores, em sexto, e chegou aos 47 pontos. Já o Santos perdeu a oportunidade de se distanciar do Z4. O Peixe permaneceu em 16º e chegou aos 32 pontos, um a mais que o Vitória, em 17º lugar e com 31 pontos.
Próximos confrontos
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (1º), às 18h (de Brasília), quando enfrenta o Mirassol no Estádio Campos Maia, em Mirassol, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Santos enfrenta o Fortaleza na segunda-feira (3), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos.
O jogo
Com apenas 22 segundos de bola rolando, o Botafogo recuperou a bola na defesa e fez uma rápida ligação para o ataque. Pelo lado esquerdo, Jeffinho conseguiu um bom passe em profundidade para Joaquín Correa mandar para as redes e fazer 1 a 0.
Apesar de baque inicial, o Santos conseguia pressionar o Botafogo e chegava à área rival com frequência, mas faltavam boas finalizações. Se, na defesa apresentava dificuldades, o esquema 3-5-2 permitia mais liberdade para os alas do Santos buscarem o ataque e fez efeito.
O gol de empate contou com a participação dos dois alas. Pela direita, Igor Vinicius cruzou, a bola desviou e atrapalhou a marcação do Botafogo. Souza invadiu a área e fez o gol. Newton tentou afastar o perigo, mas a bola explodiu no ala do Santos antes de entrar.
O jogo estava equilibrado quando o Botafogo chegou ao segundo gol, em nova jogada pela esquerda protagonizada por Jeffinho e Correa aos 39 minutos. A dupla tabelou, envolvendo a defesa santista, e Correa, quase sem ângulo, marcou um golaço ao acertar um chute cruzado.
O esquema santista de três zagueiros durou apenas 45 minutos. Os visitantes voltaram para o segundo tempo com o atacante Guilherme, barrado após a derrota contra o Vitória, no lugar do defensor Alexis Duarte. A alteração deu mais poder de fogo no ataque, mas o Santos continuava sofrendo na defesa.
O goleiro Gabriel Brazão precisou fazer defesas importantes para evitar que o Botafogo ampliasse o placar. O Santos conseguiu empatar pela segunda vez com Barreal em uma cobrança de pênalti, aos 25 minutos.
A penalidade foi gerada em uma ótima jogada de Souza, que partiu para a linha de fundo quando foi atropelado por Vitinho. As duas equipes procuraram o gol da vitória, mas não conseguiram alterar mais o placar até o apito final.
Ficha do jogo
Botafogo 2 x 2 Santos
Botafogo
Léo Linck; Vitinho, Newton, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Marlon Freitas, Danilo (Allan) e Santi Rodríguez; Jeffinho (Savarino), Joaquín Correa e Chris Ramos (Arthur Cabral). Técnico: Davide Ancelotti.
Santos
Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres, Alexis Duarte (Guilherme) e Souza (Gonzalo Escobar); João Schmidt, Victor Hugo (Willian Arão) e Rollheiser; Barreal (Caballero) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Gols
Correa (1min e 39 min do 1T), para o Botafogo; Souza (26min do 1T) e Barreal (25min do 2T), para o Santos.
- Motivo: Jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e hora: 26 de outubro de 2025, às 16h (de Brasília)
- Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
- Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)