Com hat-trick de Kaio Jorge, Cruzeiro vira sobre o Grêmio e entra no G4 do Brasileiro
Sob olhares da comissão técnica de Ancelotti, atacante celeste marca três gols e comanda vitória por 4 a 2 neste domingo (18), na Arena, em Porto Alegre. Tricolor afunda na zona de rebaixamento

Kaio Jorge, Kaio Jorge e Kaio Jorge. O Cruzeiro entrou no G4 da Série A do Campeonato Brasileiro ao conquistar uma grande virada sobre o Grêmio neste domingo (18), por 4 a 2, com um hat-trick 'letal' do camisa 19 celeste. João Marcelo ampliou na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os gols de Carlos Vinicius e Pavon não serviram de nada para os gaúchos.
A Raposa saiu atrás, empatou, levou mais um gol, mas conseguiu a virada no segundo tempo pelos pés de Kaio Jorge. O atacante foi um dos jogadores do Cruzeiro observados pela comissão técnica de Carlo Ancelotti, da Seleção Brasileira, presentes no estádio.
Com o resultado, o Cruzeiro entrou no G4 ao alcançar justamente a quarta colocação, com 51 pontos. O Bahia ainda pode tirar a posição do time mineiro.
O próximo compromisso do Cruzeiro será na sexta-feira (23), às 20h (de Brasília), contra o Remo. A partida será realizada no Mineirão, em Belo Horizonte.
Já o Grêmio visita o Coritiba na segunda-feira (26), às 19h30 (de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba.

Artur Jorge 'encorpa' meio-campo e muda lateral
Sem o jovem Felipe Morais, suspenso, o técnico Artur Jorge optou por 'encorpar' o meio-campo do Cruzeiro. Lucas Romero voltou de lesão e foi escalado como titular.
Gerson e Zé Lucas seguiram nos 11 iniciais, com Arroyo e Kaio Jorge no ataque. Mas a grande novidade no time celeste foi Villalba escalado na lateral esquerda.

Renato muda uma peça
Foi especulado durante a semana a possibilidade de Renato Gaúcho promover o esquema tático com três zagueiros no Grêmio, mesmo com a suspensão de Wallace. Mas o Tricolor entrou em campo com a tradicional linha de quatro defensores, com Gustavo Martins e Kannemann entre os titulares.
Krovinovic continuou no meio-campo mesmo com o retorno de Dodi.
Como foi o jogo
A primeira boa chance do confronto surgiu aos 3 minutos do primeiro tempo e pelo lado do Grêmio. Após erro da zaga do Cruzeiro, Pavon cruzou para Krovinovic, sozinho dentro da área, cabecear nas mãos de Otávio.
Na sequência, o time celeste escapou em contra-ataque e parou numa bela defesa de Weverton. Arroyo recebeu de Matheus Pereira e finalizou na entrada da área, mas parou no goleiro gremista.
Aos 10', Kaio Jorge conduziu e deixou a bola para Arroyo, que se aproximou da meta adversária e arrematou para outra boa defesa de Weverton. Pressão celeste.
No minuto seguinte, o Grêmio saiu em contra-ataque, e Villasanti lançou Amuzu. O atacante ganês não conseguiu ganhar de Zé Lucas na corrida.
Pênalti e gol do Grêmio
Pênalti para o Grêmio aos 14 minutos da etapa inicial. Amuzu foi derrubado por Zé Lucas dentro da área de Otávio.
Carlos Vinicius foi para a bola. O artilheiro do Tricolor na temporada precisava marcar para espantar a 'seca' de seis jogos sem converter. O camisa 95 não desperdiçou. Bola num canto, goleiro para o outro: 1 a 0 para o Grêmio.
O atacante não marcava um gol no Brasileirão desde 17 de julho, na derrota para o Mirassol, ainda pelo primeiro turno. O jogador chegou a balançar a rede duas vezes em setembro, mas pela Copa do Brasil.
Kaio Jorge empata

O Tricolor tentou continuar a pressão, mas não segurou o ataque do Cruzeiro aos 22 minutos. Kaio Jorge aproveitou a falha de Gustavo Martins, que não conseguiu interceptar o lançamento rasteiro de Matheus Pereira, e chutou na 'bochecha' da rede: 1 a 1.
O Grêmio respondeu logo na jogada seguinte, com uma finalização de Pavon para a defesa de Otávio. Na sobra, Carlos Vinicius teve a oportunidade de fazer o segundo dos mandantes, mas pegou mal na bola, que saiu pela linha de fundo.
Cruzeiro insiste e para no travessão
A Raposa insistiu, chegou várias vezes ao ataque e teve uma grande chance aos 32'. Após bate-rebate que envolveu Kaio Jorge, a bola sobrou para Gerson, livre dentro da área. O camisa 8 soltou uma 'bomba' no travessão de Weverton.
Depois do lance, Danilo Barbosa, do Grêmio, sentiu dores e precisou ser substituído. Noriega entrou na partida ainda no primeiro tempo.
Pavon recoloca Grêmio na frente
Quando o Cruzeiro parecia melhor, o Grêmio mostrou ímpeto e voltou à frente do marcador com Pavon, aos 40 minutos da etapa inicial.
Marlon cruzou, Romero afastou mal, e o atacante argentino surgiu na meia-lua para arrematar no canto de Otávio: 2 a 1. A bola ainda desviou em João Marcelo antes de entrar.
O Tricolor se manteve no campo ofensivo, e o Raposa teve que se defender para não ir com uma revés ainda maior para o segundo tempo.
Cruzeiro empata no começo do segundo tempo
Com apenas dois minutos do segundo tempo, Kaio Jorge fez mais um gol e empatou outra vez para o Cruzeiro: 2 a 2.
Matheus Pereira e Gerson tabelaram até achar o atacante livre, dentro da área e na frente do Weverton. De pé direito, o camisa 19 teve muito frieza para deixar tudo igual em Porto Alegre.
Os comandados de Artur Jorge foram em busca da virada, mas lidavam com contra-ataques dos treinados de Renato.
Hat-trick de Kaio Jorge
Kaio Jorge. Kaio Jorge. Kaio Jorge. Três vezes Kaio Jorge. O atacante chegou ao hat trick aos 15 minutos do segundo tempo, após grande lançamento de William: 3 a 2, virada celeste com brilho do camisa 19.
Kannemann expulso
Zagueiro do Grêmio, Kannemann levou cartão amarelo aos 27 minutos da etapa complementar. O argentino reclamou da advertência e acabou sendo expulso.
Em seguida, aos 29', Pavon cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo e quase parou em Carlos Vinicius. O atacante gremista não alcançou.
Cruzeiro amplia e garante vitória
O Cruzeiro ampliou aos 34 minutos com João Marcelo, para garantir a vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio. Gerson achou João Marcelo, que dominou dentro da área e chutou para superar Weverton.
Ainda deu tempo de Otávio salvar o Cruzeiro de levar o terceiro. O goleiro defendeu um arremate de Pavon aos 37'.
O Imortal buscava diminuir, mas sofria com os contra-ataques do time celeste.
Grêmio 2 x 4 Cruzeiro
Escalação do Grêmio
Weverton; Diego Caito, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Danilo Barbosa (Noriega), Villasanti e Krovinovic (Braithwaite); Pavon (Enamorado), Carlos Vinicius e Amuzu (Tetê). Técnico: Renato Gaúcho.
Escalação do Cruzeiro
Otávio, William, Jonathan Jesus, João Marcelo (Fabrício Bruno) e Villalba; Romero, Gerson (Bruno Rodrigues), Zé Lucas (Matheus Henrique) e Matheus Pereira; Arroyo (Wesley) e Kaio Jorge (Lucho Rodríguez). Técnico: Artur Jorge.
- Gols: Carlos Vinicius, Pavon (Grêmio); Kaio Jorge três vezes, João Marcelo (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Kannemann (Grêmio); João Marcelo, Arroyo (Cruzeiro)
- Cartão vermelho: Kannemann (Grêmio)
- Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
- Público: 31.546 torcedores
- Renda: R$ 1.638.336,99
- Data e hora: 18 de outubro (domingo) de 2026, às 16h (de Brasília)
- Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
- Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
- VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP)
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.
Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.







