Belo Horizonte
Itatiaia

'Novo VAR' estreia no Mundial Feminino Sub-20 e confirma dois gols; entenda diferenças

Sistema é visto como alternativa simplificada ao VAR e é usado pela primeira vez em competição disputada na Colômbia

Por
Alternativa mais barata ao VAR, o Football Video Support estreou no Mundial Feminino Sub-20 • Reprodução/Fifa

O sistema foi usado pela primeira vez aos 22 minutos do primeiro tempo da partida entre francesas e canadenses, em Medellín. A treinadora das 'Bleues', Sandrine Ringler, pediu a revisão do segundo gol das adversárias, marcado por Zoe Markesini após cobrança de escanteio.

A árbitra chinesa Fangyu Dong foi a um monitor na beira do campo e validou o lance, que colocou as canadenses à frente no placar por 2 a 1. O FVS não usa uma segunda equipe de arbitragem como o VAR, e é o próprio juiz de campo quem revisa as jogadas. O sistema, que é mais barato, foi desenvolvido para ser usado em torneios menores, segundo a Fifa.

No segundo tempo, a comissão técnica do Canadá pediu a revisão do empate da França em 2 a 2 por um suposto agarrão contra uma das zagueiras, mas Dong validou o gol de Dona Scannapieco.

O Mundial feminino Sub-20 começou neste sábado, e a final será disputada no dia 22 de setembro, em Bogotá.

Por

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais