Ouvindo...

Rodrigo Caetano aponta ‘legado’ deixado por participações de brasileiros no Mundial

Dirigente analisou, em entrevista à Itatiaia, as participações dos clubes brasileiros na competição disputada nos Estados Unidos

Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF

Diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Caetano está nos Estados Unidos para acompanhar a reta final do Mundial de Clubes da Fifa. Em entrevista à Itatiaia, o dirigente elegeu o legado que as boas participações de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo no torneio deixarão para o futebol nacional.

Segundo o ex-Atlético, o Brasil passará a ser visto pelos estrangeiros de uma forma diferente, além de apenas um celeiro de jovens jogadores talentosos.

“Por outro lado, não apenas a grande campanha que os clubes vêm fazendo ou fizeram, eu acho que isso passa uma demonstração para o mundo de que no Brasil não temos somente talentos, às vezes julgados pelos europeus a serem lapidados”, comentou.

“Nós temos trabalho, nós temos clubes hoje muito melhores estruturados, com grandes profissionais fora das quatro linhas, e que conseguem competir de igual para igual com os grandes europeus, vencê-los e, muitas das vezes colocar uma enorme resistência até no modelo de jogo dos europeus”, explicou o dirigente.

Rodrigo Caetano reforçou o orgulho das campanhas dos quatro representantes brasileiros no Mundial. De acordo com o diretor, esse também é um sentimento de outros membros da comissão técnica.

“Eu saio, não só eu, mas também a comissão técnica, bastante satisfeitos com essa evolução do futebol brasileiro, nesse nível de estrutura, de condições de clubes e também de grandes profissionais”, concluiu.

Clubes brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa

O Fluminense é o brasileiro de melhor campanha no Mundial. O Tricolor Carioca está nas semifinais, após eliminar, de forma heroica, Inter de Milão-ITA e Al-Hilal-SAU. O próximo jogo será contra o Chelsea-ING, na terça-feira (8), às 16h (de Brasília).

Flamengo e Botafogo foram eliminados nas oitavas de final, mas conquistaram grandes feitos. O Rubro-Negro superou o próprio Chelsea na fase de grupos, enquanto o Glorioso desbancou o badalado PSG-FRA.

Após o Flu, o brasileiro de melhor campanha é o Palmeiras, que caiu nas quartas de final após perder para o Chelsea, na última sexta-feira (4).

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).