Belo Horizonte
Itatiaia

Fifa antecipa a data do sorteio dos grupos do Super Mundial; veja quando será

Entidade avisa filiados que vai realizar o evento entre junho e julho de 2024, um ano antes da competição; 21 dos 32 clubes participantes já estão definidos

Por
Troféu do Mundial da Clubes da Fifa, que terá última edição em 2023 no formato atual
Troféu do Mundial da Clubes da Fifa, que terá um novo formato em 2025 • Divulgação/Fifa

A Fifa comunicou aos seus filiados que vai sortear os grupos do Super Mundial de Clubes entre junho e julho de 2024, um ano antes, portanto, da disputa da competição. Inicialmente o sorteio ocorreria apenas em dezembro deste ano. O novo formato do Mundial terá 32 participantes e a primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

O sorteio será em uma cidade do país-sede, a ser anunciada. As regras do evento também serão divulgadas, como quais clubes serão os cabeças de chave. Três brasileiros já estão classificados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das últimas edições da Libertadores.

Atlético, Grêmio, São Paulo e Botafogo podem ser o quarto qualificado, caso vençam a Libertadores de 2024. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) terá ainda mais duas vagas, via ranking, mas não pode ser uma equipe brasileira porque já tem mais de dois classificados via título continental. Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG são os favoritos para se garantirem no Mundial via o ranking.

Dos 32 participantes, 21 já estão classificados. Entre junho e julho deste ano, a Fifa espera que 28 times sejam conhecidos para o sorteio. Faltaria a definição do indicado do país-sede e os três sul-americanos restantes, que serão conhecidos apenas em novembro de 2024.

O novo Mundial

A direção da Fifa projeta uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. O torneio será quadrienal e terá 32 participantes: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.

Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.

No calendário a Fifa vai propor que os clubes tenham ao menos três dias de folga entre um jogo e outro, para evitar problemas com a associação internacional de jogadores, que tem preocupação com mais um torneio em um já inchado calendário.

O critério de classificação, basicamente, coloca no Mundial-2025 os campeões continentais de 2021 a 2024. Nos casos da Europa e da América do Sul, que têm mais de quatro vagas, um ranking, com base em desempenho na Liga dos Campeões e na Libertadores nos quatro anos que antecedem ao campeonato, definirá os últimos qualificados.

Os 21 times já classificados para o Super Mundial:

América do Sul (6 vagas)

  • Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
  • Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
  • Fluminense - campeão da Libertadores de 2023

Europa (12 vagas)

  • Chelsea - Inglaterra
  • Real Madrid - Espanha
  • Manchester City - Inglaterra
  • Porto - Portugal
  • Benfica - Portugal
  • Inter de Milão - Itália
  • PSG - França
  • Bayern de Munique - Alemanha
  • Borussia Dortmund - Alemanha
  • Juventus - Itália

Américas do Norte e Central (4 vagas)

  • Monterrey - México
  • Seattle Sounders - EUA
  • León - México

África (4 vagas)

  • Al-Ahly - Egito
  • Wydad Casablanca - Marrocos

Ásia (4 vagas)

  • Al-Hilal - Arábia Saudita
  • Urawa Red Diamonds - Japão

Oceania (1 vaga)

  • Auckland City - Nova Zelândia

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Por

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.